Foi divulgada no fim da tarde desta terça-feira (11), a lista do Ministro Edson Fachim, relator da lava-jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a abertura de inquérito contra oito Ministros, 24 senadores e 39 deputados federais. O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF. Importantes aliados de políticos de São Gonçalo estão na lista do Ministro. Confira.

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM), citado na lista e Presidente da Câmara dos Deputados, é importante aliado do diretório do Democratas em São Gonçalo, onde a principal figura partidária é Adolfo Konder, ex-secretário municipal e ex-candidato a Prefeito.

O Senador Aécio Neves (PSDB), citado na lista, foi recebido em São Gonçalo pelo atual vereador Misael da Flordelis. Em 2014, o então candidato à Presidência da República participou do 9º Congresso Internacional de Missões, no Ministério Flordelis. Outro aliado do Senador é o médico, ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito, Dilson Drumond.

O Deputado federal Julio Lopes (PP), também citado na lista, tem como seu aliado em São Gonçalo o atual vereador Alexandre Gomes (PSB), que, inclusive, veio a São Gonçalo no ano passado (2016) fazer campanha eleitoral para o Vereador, sendo eleito para os segundo mandato.

A ex-secretária municipal Alice Tamborindeguy também é importante aliada do deputado. Em 2010, o deputado também fez campanha para Eduardo Gordo, Rafael do Gordo e Alexandre Gomes. Atualmente, Eduardo Gordo é vereador eleito em São Gonçalo e seu filho, Rafael do Gordo, é subsecretário municipal de Habitação.

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), tem como um dos seus braços direitos na cidade o ex-candidato a prefeito e o suplente de deputado federal em exercício, Dejorge Patrício (PRB), além dos vereadores eleitos pela legenda.

O Senador Lindbergh Farias (PT) foi importante aliado de Brizola Neto (PDT) nas eleições municipais de 2016, vindo até a cidade para fazer campanha para o candidato. Em 2012, ele também foi aliado do candidato a sucessor da ex-prefeita Aparecida Panisset, Adolfo Konder, à época no PDT, quando disputou a Prefeitura de São Gonçalo.

AS RESPOSTAS

Marcos Pereira
O ministro Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) está à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários, muito embora não tenha sido notificado oficialmente nem tenha conhecimento de nada daquilo que é acusado. Marcos Pereira agiu sempre dentro da lei enquanto presidente de partido, buscando doações empresariais respeitando as regras eleitorais, e esclarecerá não ter qualquer envolvimento com atitudes ilícitas.

Julio Lopes
... registro aqui a minha confiança nas instituições e no esclarecimento dos fatos. Reitero que todas as minhas prestações de contas eleitorais foram aprovadas pela Justiça. Estou convicto de que a acusação não procede. Estou à disposição da Justiça para os esclarecimentos necessários.

Aécio Neves
Considero importante o fim do sigilo sobre o conteúdo das delações, iniciativa solicitada por mim ao ministro Edson Fachin na semana passada, e considero que, assim, será possível desmascarar as mentiras e demonstrar a absoluta correção de minha conduta.

Lindbergh Farias
Mais uma vez confiarei que as investigações irão esclarecer os fatos e, assim como das outras vezes, estou convicto que o arquivamento será único desfecho possível para esse processo, novamente justiça será feita.

A lista foi publicada na integra com exclusividade no site O ESTADO DE S. PAULO. Leia mais AQUI.

Fotos: Marcos Pereira e Dejorge Patrício (Divulgação/Facebook), Senador Aécio Neves e Dilson Drumond (Divulgação/PSDB São Gonçalo), Aécio Neves, Flordelis e o vereador Misael da Flordelis (Iago Estrela/Coligação Muda Brasil), Rafael do Gordo, Eduardo Gordo e Julio Lopes (Foto: Divulgação/Internet), Alexandre Gomes e Julio Lopes (Foto: Divulgação/Internet), Senador Lindbergh e Brizola Neto (Foto: Divulgação/O Dia).