Foto: Douglas Macedo/Ascom
O Centro de Diagnóstico por Imagem de São Gonçalo, no bairro do Zé Garoto, passa a abrir aos sábados a partir deste semana. O horário de funcionamento será das 8 às 14 horas e a medida faz parte das metas dos 100 dias de governo traçadas pelo prefeito José Luiz Nanci e do secretário de Saúde, Dimas Gadelha. A unidade, que conta com modernos equipamentos de endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia, ganhou também um aparelho de mamografia.

Exames por imagem, como ressonância magnética, densitometria óssea, mamografia, colonoscopia, endoscopia e exames de ultrassom, deixaram de ser um recurso utilizado apenas nas clínicas particulares da cidade, segundo o secretário de Saúde. "O nosso Centro de Imagens tem capacidade de fazer até três mil exames por mês. Todos os equipamentos são de última geração, como o aparelho de ressonância magnética. Este investimento também faz parte do programa de humanização que estamos ampliando na área da saúde por determinação do prefeito, que também é médico", garantiu Dimas Gadelha.

O secretário também destacou o trabalho desenvolvido no Espaço Rosa, que funciona junto ao Hospital da Mulher, no bairro do Zé Garoto. O atendimento, totalmente voltado à saúde da mulher, ganhou esta semana serviço de densitometria óssea e a partir da próxima semana passará a fazer ultrassografia todos os dias, graças a contratação de novos profissionais.  

"A rede de saúde está sendo descentralizada, ganhando novos equipamentos e serviços e, principalmente, sendo ainda mais humanizada. O Espaço Rosa tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Espaço conta com dois consultórios médicos, mamografia e ultrassonografia. No local, as mulheres também têm informações sobre planejamento familiar com uma equipe formada por enfermeiros e indicações para fazer laqueadura e o companheiro, a vasectomia.

O Espaço Rosa fazia cerca de 1.500 ultrassonografias por mês, mas o número deve triplicar com a contratação dos novos funcionários realizando os procedimentos todos os dias. "Além das ultrassonografias, o espaço realiza mamografias e consultas “As mulheres gonçalenses contam com um espaço com toda a infraestrutura necessária para cuidar ainda mais da saúde e, principalmente, da prevenção ao câncer. O espaço faz cinco tipos de ultrassonografia, biópsia e quatro tipos de mamografia”, explicou o secretário.