Foto: Thiago Louza
O Ônibus Educativo de Prevenção e Combate ao Aedes Aegypti chega a São Gonçalo neste sábado (08). A primeira parada será na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. A unidade, que pertence ao Ministério da Saúde, irá percorrer vários bairros da semana nos próximos dias para levar informações sobre a doença e como evitá-­la. No interior do veículo, os gonçalenses poderão conferir uma exposição que explica tudo sobre a dengue. O destaque fica por conta das esculturas que mostram todo o ciclo do mosquito Aedes Aegypti ampliado 1.800 vezes. Além do vasto material, com a ajuda de lupa, é possível ver como são os ovos, as larvas e o mosquito adulto em tamanho original.

Para explicar melhor como encontrar e destruir os locais de procriação do mosquito transmissor da doença, o ônibus contará com agentes da vigilância ambiental. O ônibus tem como objetivo, segundo o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, educar e conscientizar a população sobre prevenção contra a dengue e riscos do contágio da doença.

Para erradicar o Aedes aegypti e todos os seus possíveis criadouros, o secretaria da Saúde de São Gonçalo recomenda à população a adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada. Quinze minutos de vistoria são o suficiente para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Outras iniciativas de proteção individual também podem complementar a prevenção das doenças, como o uso de repelentes e inseticidas para o ambiente. A Ouvidoria da Saúde, que recebe denúncias de focos do mosquito, atende no número 3856-­7759