Foto: Divulgação
Uma audiência pública foi convocada pelo vereador Sandro Almeida (PSDB) para discutir a limpeza urbana no município de São Gonçalo. Serão dois dias de discussão sobre vários aspectos do problema que já se tornou crônico na segunda cidade mais populosa do estado. As reuniões ocorrerão na segunda-feira (22) e terça-feira (23), sempre às 14h, com previsão de término às 16h30.

Hoje o maior problema em São Gonçalo acerca do assunto é orçamentário. O município gasta mais de 70 milhões anualmente com lixo, porém arrecada apenas 19 milhões com a taxa da coleta. Assim, a fonte de recurso próprio acaba sendo utilizada para arcar com os custos da limpeza, porque há uma falta orçamentária de mais de 50 milhões por ano. Recurso este que poderia estar sendo utilizado na saúde, educação ou na melhora da infraestrutura da cidade.

Os temas que serão abordados na audiência são: ausência do contrato de varrição; conscientizar para manter limpo; quem paga pela coleta dos grandes geradores?; Itaoca e o lixão; vale a pena adotar pontos de descartes?; por que a conta nunca fecha?.

"Nós vamos tratar acerca de um assunto que há muitos anos vem incomodando todos os gonçalenses: o lixo. Da forma irregular como ele é descartado, a coleta, a varrição das ruas, a destinação, aterro sanitário e todos os transtornos causados pelo maltrato com a questão do resíduo sólido", disse o vereador Sandro Almeida.

A reunião contará com a presença da Prefeitura de São Gonçalo, Ministério Público do Estado do Rio, OAB-SG, Câmara Municipal e a participação das empresas Marquise e Haztec.