Foto: Apu Gomes/Folhapress
Matemática, português, ciências, química, física, biologia e aulas diminuídas de filosofia. Essas são as disciplinas que os alunos do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, principalmente os alunos do primeiro ano do ensino médio, não estão tendo em sala de aula. Já no oitavo ano do ensino fundamental, alunos não estão tendo aulas de português por conta do período de licença da professora que aplicava a disciplina. A falta dos professores foi debatida hoje (04/05), em reunião da diretoria do Grêmio Estudantil.

O diretor-geral do Colégio afirma que já fez o pedido de professores para a Diretoria Metropolitana da Secretaria de Educação do Estado e que está cobrando o envio dos profissionais. O Governo não está fazendo o pagamento regular da GLP (Gratificação por Lotação Prioritária) dos professores, o que acarretou na diminuição das aulas de filosofia (que devem ser duas por semana, mas por conta disso é apenas uma por semana), além da falta de professores no quadro de horários.

A diretoria do Grêmio Estudantil está organizando uma ida até a Diretoria Metropolitana da Secretaria de Educação do Estado em São Gonçalo, no bairro Paraíso, para cobrar que sejam enviados professores urgentemente ao Colégio e que as aulas e o conteúdo seja reposto aos alunos, priorizando o Ensino Médio.

"Eu e minha turma estamos sem aula de matemática, química, física, biologia, e quando chega a hora do segundo tempo da aula de filosofia, o professor sai da sala por conta do não pagamento da sua GLP. Estamos sendo muito prejudicados por conta disso, ainda mais estando no Ensino Médio e faltando apenas dois anos para concluirmos o Ensino Médio. Esse conteúdo perdido fará falta para nós no futuro se não for reposto", disse Claudionei Abreu, estudante do 1º ano do Ensino Médio e Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio.