Foto: Divulgação
Alunos do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, no bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo, estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino já perdem mais da metade do ano letivo nas disciplinas de matemática e biologia.

Segundo o calendário escolar da secretaria de educação, os dias letivos somam, ao todo, 210. Porém, os estudantes do primeiro ano do ensino médio, que estão há sete meses sem conteúdo das disciplinas, já somam 110 dias sem nenhuma noção de matemática ou biologia.

SEM AULAS, MAS COM NOTAS... E ALTÍSSIMAS! 
Acreditem: mesmo sem aulas, nenhum aula fico com nota baixa. Muito pelo contrário. O método adotado pelo governo, nesses casos de falta de professores, são as 'provas auto-reguladas'. Provas simples, sem conteúdo nenhum, que os alunos fazem e tiram qualquer nota. No Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, por exemplo, ninguém tirou menos de oito.

Atualização às 15:04 - A SEEDUC esclarece que a "Rede Estadual de Educação está passando por uma reestruturação, que tem por finalidade priorizar a alocação dos recursos humanos já existentes e adotar parâmetros, no intuito de estabelecer o quantitativo necessário de professores por disciplina para atendimento a todas as unidades escolares estaduais, de forma mais adequada e racional, reorganizando os recursos humanos às necessidades. Pedimos aguardar, visto que estamos trabalhando em caráter de urgência para que todas as necessidades sejam supridas e a grade curricular plenamente atendida".