Foto: Divulgação
O Rio Camarão, localizado no bairro Guaxindiba, é o mais novo corpo hídrico que será assistido pelo projeto Limpa Rio, no Estado do Rio de Janeiro.  A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, que chegou na localidade a pedido do vereador de São Gonçalo Natan, do PSB, que tenta atender uma demanda antiga do bairro. O Camarão é um dos rios assoreados e com grande acúmulo de lixo na cidade.

Guaxindiba é cortado por dois rios, e por isso, sofre com alagamentos durante períodos de chuvas fortes. No temporal de 2016, os moradores do bairro também foram vítimas das enchentes.

"Essa limpeza vem no momento para prevenção, não é o período de chuvas, e por isso o trabalho se inicia agora. Estamos preparando este rio e futuramente vamos contemplar outros na cidade e retirar parte do assoreamento e prevenir as enchentes que acontecem geralmente no final para o início do ano. O trabalho inicia neste trecho crítico do Camarão, o qual muitas pessoas sofrem com alagamentos em suas casas", explicou o coordenador do projeto na cidade, Jhonatan Porto.

O vereador Natan ressaltou a importância do projeto na cidade, além da busca pelo serviço. "A limpeza do Rio Camarão é um pedido antigo dos moradores ribeirinhos de Guaxindiba. Há anos eu venho solicitando uma solução para o local. Graças ao apoio da secretaria de Estado do Ambiente, o camarão será um dos rios assistidos pelo projeto. Agora vamos torcer para que mais rios do nosso município sejam contemplados", comentou.

 O Projeto Limpa Rio - Tem abrangência estadual. Já foram contemplados os municípios de Miracema (Ribeirão Santo Antônio e Ribeirão do Bonito), Duas Barras (Rio Negro), Barra do Piraí (Rio Piraí), Cambuci (Valão Dantas), Bom Jardim (Rio Grande), Cachoeiras de Macacu (Rio do Mato), Valença - Conservatória e Pentagna (Rio Bonito), Santo Antônio de Pádua (Córrego do Ourives – Monte Alegre), São João Vale do Rio Preto (Córrego do Carvalho e Córrego Novo Centro), Carmo (Rio Paquequer), Teresópolis (Rio Bengalas), Cordeiro (Rio Macuco), Engenheiro Paulo de Frontin (Canal e Estação de Captação), Itaguaí (Canal Trapiche), Nova Friburgo (Rio Grande, Baixada Salinas), Rio das Flores (Rio Formoso), Duas Barras (Córrego do Baú), Campo dos Goytacazes (Canal das Flechas), entre outros.