Foto: Divulgação
É real o risco de fechamento do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, no bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo. Construído há 32 anos, o Colégio foi uma luta da comunidade, que, à época, reivindicou diversas vezes em frente ao Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, para a construção da instituição escolar no bairro.

O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 28 de julho, a resolução nº 5532, que regulamenta as ações de adequação das escolas, fechamento de turmas, turnos e até mesmo o fechamento total das escolas.

O RISCO É REAL

O Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles pode ser inserido em alguns pontos da resolução e o fechamento ser considerado nos estudos do Governo.

O inciso 2º do artigo 2º da resolução determina que só haverão estudos para os fechamentos em escolas estaduais que tenham distâncias mínimas de três mil quilômetros, estando dentro da mesma abrangência e que o deslocamento possa ser feito por fluxo veicular ou a pé. No caso, há menos de três mil metros do Paula Achilles está o CIEP Zuzu Angel. O art. 6º também diz que: "distância a ser percorrida [para considerar a mudança de alocação] preferencialmente de 3.000 metros, verificados pelo deslocamento por fluxo veicular ou a pé, dentro da mesma área de abrangência".

Outra questão que pode ser considera é a ociosidade de algumas salas das instalações do Colégio e o corte de turmas com pouco número de alunos pode ocorrer caso sejam apontados a redução gradual do número de alunos. Assim, por exemplo, se uma turma do 1º ano do ensino médio tem 15 alunos e outra tem 19, elas poderiam se juntar e formar uma única turma. Sendo este apenas um passo para o fechamento total do curso. Havendo pouco número de alunos, o art. 13º determina que os alunos sejam transferidos "nas unidades escolares estaduais próximas, no turno que apresentarem condições para tanto".

Segundo a resolução, também pode haver o fechamento das turmas se houverem colégios municipais próximos que ofereçam os mesmos cursos, desde que haja o acordo entre Estado e Município.

PAIS E ALUNOS CONVOCADOS PARA DECIDIREM O FUTURO DA ESCOLA

Uma Comissão de alunos vai organizar nesta sexta-feira, dia 04 de agosto, uma Assembleia-Geral dos Estudantes para discutir diversos temas relacionados à educação, como a falta de investimentos, recursos mínimos, a carência de professores e a possibilidade de fechamento do Colégio do bairro.

SAIBA MAIS SOBRE A ASSEMBLEIA: https://www.facebook.com/events/1981830555383825/?ref=br_rs