Foto: Ayra Rosa/Ascom OAB
Cerca de 30 crianças do japão passaram por municípios fluminenses durante o intercâmbio esportivo

Os jogadores japoneses que participaram do Intercâmbio Cultural Esportivo Brasil x Japão receberam homenagem do legislativo gonçalense, nesta segunda-feira (24/07). A sessão destinada a parabenizar as crianças de 13 e 14 anos, foi presidida pelo vereador Natan, do PSB, no auditório da OAB São Gonçalo.

"Essa vivência com crianças de outro país, possibilita uma rica troca de experiências para as crianças da nossa cidade, e eu sempre irei incentivar a prática esportiva. Para mim é gratificante estar há 9 anos dando apoio a esse intercâmbio junto com o projeto Juventude Gonçalense", disse o vereador.

O Intercâmbio Cultural Esportivo Brasil x Japão acontece há 9 anos, em parceria com o projeto Juventude Gonçalense. Um dos organizadores da permuta de experiências entre o Japão e Brasil, Pedro Carlos, explicou como funciona.

"Fazemos esse evento há muitos anos e eu comecei a fazer sozinho em 2010. Aluguei um sítio em Itaboraí e comecei a buscar amistosos, onde conheci o Juventude Gonçalense. Procuro passar todas as modalidades de Futebol para as crianças como futebol de campo, areia, salão, society, para uma troca de informações através do esporte. Todos os anos jogamos em São Gonçalo, Maricá,  Xerém e Rio de Janeiro", explicou Pedro após receber título de cidadão benemérito gonçalense.

Foram recebidas na região duas equipes com 35 crianças, divididas em: Chiba com 24 jogadores e Abelhas com 11. Em São Gonçalo jogaram partidas de Futebol com os jogadores do projeto Juventude Gonçalense e Escola Fla, em campos do bairro Guaxindiba e Mutuá. Um dos treinadores do Chiba, o Yutaka, de 31 anos, falou sobre os dias da equipe no Brasil.

"Para os meninos tudo é surpresa e novidade, a experiência está sendo boa e eles estão se divertindo. Eu já conheço um pouco do Rio de Janeiro e já morei em São Paulo durante um ano, quando joguei no Corinthians", explicou Yutaka, confessando adorar feijão e leite com achocolatado que é servido pela manhã.

O presidente da OAB São Gonçalo, Eliano Enzo, destacou a importância do apoio da sociedade para campeonatos que beneficiam crianças. "Tudo que vier para beneficiar as crianças do Brasil e nesse caso as nossas de São Gonçalo, tem que receber o apoio da sociedade. Temos que estar de braços abertos para esses projetos. É a forma que temos de retirar os nossos do meio das más  influências, como a do tráfico. Essa foi uma oportunidade de troca de experiências para as nossas crianças e para os nossos visitantes. Parabenizo o vereador Natan pelo apoio ao projeto", destacou o presidente da OAB São Gonçalo, Eliano Enzo.