Wagner Victer | Foto: Divulgação
O Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, não cansa de pensar em formas de atacar a educação pública do Estado. Em vez de pensar em formas de melhora-la, ele pensa em formas para degrada-la. A mais recente deste senhor é a publicação em diário oficial da resolução nº 5.549, que prevê o fim do ensino fundamental na rede estadual de ensino através da municipalização da rede. Assim, ficaria sob a responsabilidade da Prefeitura os alunos da rede fundamental. Percebe-se claramente que Victer busca meios de tirar um peso das suas costas, livrando-se de suas responsabilidades.

Segundo a resolução, a municipalização ocorrerá através de convênio entre Estado e prefeitura, podendo ocorrer de duas formas: de forma total, com a transferência de todos os alunos do ensino fundamental da unidade escolar estadual para a gestão municipal ou de forma parcial, com a transferência parcial dos alunos do ensino fundamental da unidade escolar estadual para a gestão municipal. A resolução ainda informa que o Estado pode ceder o imóvel ao município para atender os alunos.

Será que São Gonçalo teria capacidade para receber este aumento de alunos na rede municipal? Será que teriam profissionais para atender esta demanda?