Foto: Divulgação/Reprodução
Em homenagem à campanha de prevenção ao câncer de mama, o prédio da Câmara Municipal de São Gonçalo, no bairro do Zé Garoto, ganhou uma coloração diferente neste final de semana.  Neste mês de outubro, alguns monumentos e prédios públicos do país recebem uma iluminação especial na cor rosa para marcar a luta contra a doença. A campanha mundial faz um alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. A campanha “Outubro Rosa” será aberta às 8 horas deste domingo (01) na Praça do Zé Garoto.

"É nossa obrigação, enquanto poder público, participar de uma campanha tão importante como esta. O “Outubro Rosa” mostra às mulheres a necessidade de se cuidar. Alerta que todas têm que parar um pouco a sua dupla ou até tripla jornada de trabalho para procurar uma unidade de saúde para fazer os exames necessários. A Câmara Municipal este mês é rosa em apoio as mulheres", garantiu o presidente da Casa, vereador Diney Marins.

A campanha também reserva uma programação especial para o restante do mês. O Centro Cultural George Savalla Gomes – Palhaço Carequinha contará com uma exposição de fotos de pacientes que venceram a doença. A fotógrafa Janaina Lima mostrará através da sua lente toda a sensibilidade e força dessas gonçalenses na luta contra a doença.

Na população, a ação gerou um impacto positivo. A enfermeira Irene Castro, de 35 anos, considera importante o apoio à causa. "É muito bacana. Lembro que durante a semana de conscientização sobre o autismo os monumentos ficam azuis. No caso do câncer de mama e de colo de útero, campanhas assim são importantes para que as mulheres fiquem atentas e busquem a prevenção rápido".

História

Criado nos Estados Unidos, o movimento surgiu após o congresso norte-americano adotar outubro como o mês de prevenção do câncer de mama. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda e jogos.

O ato de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros pontos turísticos veio posteriormente. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e, principalmente, ser replicada em qualquer lugar, bastando adequar a iluminação já existente com um filtro rosa.

Números aumentam

O número de casos de câncer de mama em São Gonçalo aumentou assustadoramente nos últimos meses. De acordo com a secretaria de Saúde, no primeiro semestre deste ano foram diagnosticados 167 casos contra 42 registrados no mesmo período do ano passado. Para garantir um atendimento mais rápido e humanizado, o município ampliou o atendimento no Espaço Rosa, uma unidade voltada à saúde da mulher. No local, além das consultas médicas, elas fazem mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia.  Somente este ano, o Espaço Rosa realizou 11.653 atendimentos. Foram realizados 3.089 mamografias, 2.813 ultrassonografias e 2.502 consultas com médicos mastologistas.

“As mulheres gonçalenses contam um espaço com toda a infraestrutura necessária para cuidar ainda mais da saúde e, principalmente, da prevenção ao câncer. O Espaço Rosa faz cinco tipos de ultrassonografia, biópsia e quatro tipos de mamografia. Agora temos que ampliar este serviço criando um local para tratamento. Evitar que estas mulheres se desloquem para outras cidades”, explicou o secretário, alertando que quatro homens foram atendidos na unidade esta semana: "O câncer de mama nos homens são raros, mas existem".

Além do atendimento médico e dos exames, funcionários do Espaço Rosa confeccionam prótese de alpiste de diversos tamanhos e doam as pacientes que retiraram a mama. "Depois de 15 a 30 dias a mulher pode usar a prótese com peso, encaixada no sutiã. É para ser utilizada todos os dias e não só por uma questão estética, mas para o equilíbrio do corpo. É muito importante que ela não tenha tantas dores na coluna, pescoço, ombro. Fica desequilibrada”, explicou a Diretora do Espaço Rosa,Patrícia Silva, que também recebe doações de lenços.

O Espaço Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e fica localizado no Complexo Hospital Luiz Palmier, no Zé Garoto.