O blog A política RJ publica a resposta da Juventude Socialista do PDT de São Gonçalo acerca da matéria "Guarda Municipal intervêm em briga no centro cultural Joaquim Lavoura", publicada no dia 06 de setembro.

A Juventude Socialista em São Gonçalo (JS/SG), vem a público esclarecer os recentes acontecimentos, que envolveram militantes do movimento estudantil Reinventar e de forma oportunista e parcial o Partido Democrático Trabalhista.

Na ultima semana de agosto o movimento reinventar foi convidado a participar de uma nova assembleia, instituiu-se uma comissão eleitoral e uma indicativa de realização do congresso no dia 11/10/2017 na UERJ-FFP. Em primeiro momento concordamos com as deliberações e a nossa entrada tardia na organização. Mas, devido aos flagrantes abusos e manobras para pessoas e grupos saírem a frente do processo, pedimos uma processo limpo, com uma comissão gestora e a prévia e ampla convocação de um Conselho de Entidades de Base (CEB), para que pesasse a opinião de todos os grêmios, DCE's e movimentos estudantis nessa construção tão cara aos estudantes que é uma entidade municipal da 14° maior cidade do país que conta com mais de um milhão e trezentos mil habitantes, 4 universidade grandes, e mais de 100 escolas estaduais. 

No último dia 6, os jovens do nosso movimento, em meio à uma discussão, em que propúnhamos a ampliação do processo e a convocação de um (CEB), houveram desrespeitos, deboches, gritos e dedos na cara, feitos primeiramente pelo militante da União da Juventude Socialista (UJS), até que um militante do Reinventar deu um soco neste militante da UJS, devido à alteração fronte aos xingamentos. Essa foi uma atitude errada, em que de forma alguma expressa as nossas intenções para com o movimento estudantil e pedimos desculpas a todos os envolvidos, de forma a conciliar as tensões e pedir novamente a convocação de um (CEB).

Alex Asth, presidente da Juventude Socialista do PDT.