Foto: Lucas Alvarenga
Cerca de 500 pessoas compareceram a aula inaugural dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência. São oferecidos 10 cursos em nove diferentes bairros nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que têm como objetivo capacitar a população gonçalense para o mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos são: corte de cabelo feminino e masculino, barbearia, designer de sobrancelha, maquiagem, manicure, manutenção e montagem de computadores,  panificação, pizzaiolo, marcenaria e costura industrial, e acontecerão nos CRAS Engenho Pequeno, Itaoca, Salgueiro, Vista Alegre, Santa Isabel, Centro, Galo Branco, Jardim Catarina e Barro Vermelho.

A cabeleireira, Andrea Oliveira, conta que pretende garantir uma renda extra para sua família e fará o curso de panificação.

"Essa é uma oportunidade única, sou cabeleireira  e quero garantir uma nova profissão. Em época de crise precisamos garantir uma renda extra, por isso escolhi a panificação" , contou.

Em reestruturação desde o início do ano, a iniciativa do secretário Marlos Costa tem como objetivo descentralizar as capacitações, que antes aconteciam apenas em Vista Alegre, Coelho e Trindade. Fazendo com que mais pessoas possam se capacitar sem precisar se locomover para outras regiões.  Para o secretário Marlos Costa, a retomada das capacitações representa o compromisso do Prefeito e da Secretaria de Desenvolvimento Social,  em atender mais e melhor o cidadão gonçalense.

"Quero agradecer ao Prefeito José Luiz Nanci por honrar seu compromisso com a população gonçalense, mesmo diante da dificuldade financeira que nosso município enfrenta. E seguindo esse objetivo, nós, da secretaria de Desenvolvimento Social, também estamos nos empenhando para que cada vez mais pessoas tenham seus direitos garantidos, mudando a realidade. Queremos garantir a inclusão produtiva e capacitar cada vez mais pessoas para o mercado de trabalho", disse o secretário Marlos Costa.

 O secretário ainda acrescentou que o objetivo é fazer com que os cursos sejam rotativos , ou seja, todos o nove CRAS receberão as 10 formações profissionalizantes com a formação de novas turmas.