Foto: A política RJ
Nas últimas semanas, vereadores da base e da oposição de SG têm cobrado atitudes da Prefeitura para o aumento da arrecadação municipal. Umas das medidas solicitadas é a contratação de, no mínimo, mais 10 Auditores Fiscais.

Em 2016, o ex-prefeito Neilton Mulim realizou um concurso para 5 vagas de Auditores Fiscais, entretanto, atualmente 10 profissionais já estão aptos à aposentadoria o que deixará a situação do quadro responsável pela arrecadação da cidade ainda mais difícil nos próximos anos. São Gonçalo tem um dos piores desempenhos em arrecadação no Estado e a cidade não pode perder mais eficiência na geração de receitas.

O 16ª município mais populoso do país conta com apenas 24 Auditores sendo que municípios menos populosos como Araruama, Duque de Caxias e Niterói contam com 29, 44 e 65 profissionais, respectivamente, e isso reflete no desempenho da arrecadação das Receitas Próprias.

Foi aberto também um inquérito civil pelo GAESF-MP, Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária do Ministério Público, sobre o assunto. O número do inquérito é IC 2017.00403726.