Foto: Divulgação/Reprodução
A audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (23/10), para tratar do projeto da ciclovia ao longo da antiga linha férrea reuniu diversas pessoas no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo. Os grupos “Pró-São Gonçalo” e “UGC" (União Gonçalense de Ciclistas) apresentaram projetos onde todo o investimento ficaria por conta de parcerias público-privadas (PPP), além de total integração com uma possível linha 3 do metrô.

A UGC apresentou os benefícios que o uso da bicicleta teria na cidade, como, por exemplo, a redução do trânsito e acidentes. Também fizeram duras críticas ao prefeito José Luiz Nanci, que prometeu em seu plano de governo a construção de ciclovias e a abertura de diálogos com ciclistas, o que não foi feito até hoje.

O grupo Pró-São Gonçalo apresentou o projeto da construção de um passeio público de 16 quilômetros que vai do bairro de Santa Luiz até Neves. O projeto também vai impactar no meio ambiente, com a previsão de plantio de mais de 6 mil árvores durante o passeio, o que vai auxiliar a reduzir as enormes temperaturas provocadas por ilhas de calor na cidade. O projeto prevê o o custo de R$750 mil reais por cada quilômetro, tendo um custo total de R$12 milhões. Segundo o grupo, a previsão é que o projeto seja feito através de PPP's.

O suplente a deputado estadual, professor Josemar Carvalho , também participou da apresentação com importantes proposições. Além do vereador Sandro Almeida, que presidiu os trabalhos da audiência, participaram mais os vereadores Maciel, Salvador Sores, Getúlio Brito, Eli da Rosabela, além dos representantes dos vereadores Vinicius e Paulo Cesar.