Foto: Divulgação/Reprodução
Representantes da sociedade civil organizada, políticos e lideranças sociais se reuniram nessa quinta-feira (26) na Câmara de Vereadores de São Gonçalo para traçar as ações da audiência pública que discutirá a inclusão da linha de barcas Praça XV- São Gonçalo na licitação para a contratação da nova concessionária que assumirá a operação das barcas na Baía de Guanabara. A audiência proposta pelo vereador Dr. Armando Marins, está marcada para o dia 21 de novembro, às 14 horas, no plenário principal da Câmara de Vereadores.

De acordo com informação do representante da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário da ALERJ, o assessor parlamentar Rafael Duarte, o motivo principal da anulação do edital e do contrato de concessão da CCR Barcas com o Estado do Rio de Janeiro foi a não construção da linha Praça XV- São Gonçalo. Ele classificou como fundamental o envolvimento da câmara de vereadores no processo e disse que é imprescindível a partição da população gonçalense como protagonista, pois sem mobilização dificilmente os objetivos serão alcançados.

Durante a reunião foram discutidas as estratégias de divulgação da audiência pública, bem como a necessidade do estreitamento com outros atores importantes da sociedade, como os empresários e o poder executivo municipal, a fim de atraí-los para a discussão. Outro tema bastante debatido foi a criação da Frente Parlamentar Municipal para defender a construção da linha das barcas para São Gonçalo.

Também foram definidos os pontos centrais para discussão no dia da audiência pública: a criação de um transporte de massa em São Gonçalo, cuja população é superior a 1.200.000 habitantes; a viabilidade financeira para a construção da linha das barcas em relação ao BRT e o metrô; a quantidade de pessoas beneficiadas com a construção da linha Praça XV- São Gonçalo, cerca de 50 mil por dia; a necessidade da integração, ônibus e barcas e a exigência de que a tarifa seja social não seletiva.