Foto: Divulgação/Facebook
O editor do blog A política RJ entrevistou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto, para falar sobre a discussão da Parceria Público-Privada que o município está realizando, buscando parcerias com a iniciativa privada para promoção de melhorias em diversas áreas do município. O projeto de regulamentação da lei de PPP já foi apresentado à Câmara Municipal. Confira.

Qual é a sua expectativa com as parcerias público-privadas para São Gonçalo?

A gente cria o programa através de lei municipal, regulamentando uma lei federal no município, usando como modelos varias leis no Brasil inteiro e ali a gente tira e faz a lei para o município de São Gonçalo. A expectativa é que o instituto da parceria público-privada seja uma contribuição para o município de São Gonçalo conseguir transpor esse momento de dificuldade e de recursos escassos, de queda de arrecadação e crise fiscal que todos os municípios atravessam. Através da PPP, com muito critério e acompanhamento do legislativo municipal, através de audiências públicas e a sociedade opinando a gente possa entregar daqui a quatro anos ou três anos e uns meses uma cidade muito melhor do que nós encontramos e com instrumentos de uso para a população.

Educação e saúde são dois pontos que preocupam algumas pessoas quando o assunto é PPP. Como o senhor vê essa questão?

Eu avalio como sendo um equívoco. A maior consultoria de PPP no Brasil, que se chama Radar PPP, avalia, por exemplo, o Hospital do Subúrbio, na Bahia, em 2010, foi feito uma PPP para construção desse hospital e foi avaliado um dos doze melhores hospitais públicos do Brasil em atendimento. No caso da educação a gente tem modelo exitoso aqui no Estado do Rio de Janeiro, que não foi inscrito como uma PPP mas a gente pega o caso de excelência, por exemplo, do Nata, escola de gestão em lacticínios e panificação, que é uma parceria com o grupo Pão de Açucar e Faetec, e os melhores alunos são enviados para a França. Eu não conheço nenhum jovem que tenha passado pelo Nata e tenha críticas ao colégio. Se acontece algum vício no meio do caminho, corrige-se a rota e pra isso existe o legislador. Eu tenho por convicção que é um grande equívoco tirar educação e saúde do tema PPP.