Vereador foi entrevistado pelo blog A política RJ
Foto: Arquivo/blog A política RJ
O editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, entrevistou o vereador Alexandre Gomes (PSB), vice-líder do governo do prefeito José Luiz Nanci na Câmara Municipal. Em seu segundo mandato, o vereador falou sobre questões da política municipal e projetos de lei apresentados por ele.

Qual é a sua avaliação para os dez meses de governo?

É uma avaliação 7,5. Nós temos um governo com muitas dificuldades, muitos problemas, mas a força de vontade do prefeito é muito importante para a solução dos problemas.

Como o senhor vê a atuação da primeira-dama no governo?

Minha avaliação da primeira-dama é uma avaliação positiva, ela é esposa do prefeito, ela tem condições de ajudar o prefeito naquilo que ele precisa. Eu costumo dizer que ao lado de um grande tem que existir uma grande mulher. Então Eliane tem um papel importante, hoje, no governo municipal, mesmo não tendo nenhum cargo, hoje, oficial, ela na condição de esposa ajuda muito o prefeito em muitas decisões.

O senhor acredita que o salário de R$15 mil reais de um vereador é coerente com a produção e qualidade legislativa do município, uma vez que a média de renda da população gonçalense é menor que um salário mínimo?

Na verdade, o salário de R$15 mil é o salário bruto. As pessoas as vezes esquecem que em cima do salário tem os descontos de imposto de renda, INSS, e eu acho que o salário do vereador não é um salário fora da realidade, até por que o vereador tem outros custos adicionais em cima disso, que ele tem que custear. Então, eu entendo que se o salário fosse só para o meu bolso seria um salário fora da realidade, hoje, em razão daquilo que você colocou. Mas a gente, hoje, pra fazer a política precisa ter algumas despesas adicionais que elevam nosso custo de vida, o que a gente anda hoje de carro para verificar os problemas, a manutenção do nosso carro, a gasolina, o custo do nosso gabinete, fora isso a gente tem outros custos adicionais com pessoas, com materiais, dentre outras coisas. Então isso, a realidade é uma realidade bem diferente do que a sociedade, às vezes pensa, que o salário é para o bolso do vereador, coisa que não procede. Então eu vejo hoje o salário do vereador não fora da realidade, mas aquilo que ele precisa para tocar o mandato dele.

Entre os projetos de lei que o senhor apresentou, quais acredita que merece destaque? 

Eu coloco aqui a Nota Gonçalense, que é um projeto de lei muito importante, a creche do idoso. Então eu tenho orgulho de, no mandato passado, ter sido autor de cinco leis e nessa já começamos com mais duas leis em menos de um ano de mandato, lei essa de grande relevância que vai anteder diretamente não só a terceira idade, mas a população em geral, pois a Nota Gonçalense vai render um desconto de até 30% no IPTU da população.