Estudantes apresentaram propostas  | Foto: Divulgação/Reprodução
O Presidente e o vice-presidente do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles, Claudionei Abreu e Evando Ramos, participaram ontem da 17º reunião do Rotary Club de São Gonçalo, onde falaram sobre o movimento estudantil no município e reativação da Associação Gonçalense de Estudantes (AGE). Na oportunidade, fundadores e ex-integrantes da AGE, que hoje fazem parte do Rotary Club, parabenizaram e apoiaram os estudantes pela iniciativa.

"Depois de estudar a história da AGE, vimos que a entidade teve uma extrema importância para a cidade e para a representação dos estudantes daquela época. Apreciava o civismo, os desportos e a cultura. Vamos reativar a AGE para honrar sua história e as pessoas que fizeram parte dela", disse o presidente do grêmio estudantil Francisco de Paula Achilles, Claudionei Abreu.

O vice-presidente do grêmio, Evando Ramos, agradeceu a oportunidade e falou sobre a atuação do movimento estudantil no município.

"Precisamos que os estudantes tenham um empenho e determinação nos estudos, que cumpram seus deveres para exigir seus direitos. Com a AGE reativada, queremos que as principais bandeiras da entidade sejam a luta por uma educação de qualidade, a valorização dos professores, investimentos em cultura e esporte", disse.

Um dos fundadores da AGE, o professor Helter Barcelos, que foi diretor do colégio São Gonçalo e secretário de educação do município, se pôs à disposição para ajudar no que for preciso, e parabenizou a iniciativa de reativação da entidade.

"Um dos melhores momentos da minha vida foram na AGE, que contribui muito para a minha formação pessoal. A entidade precisa lutar sempre por uma educação de qualidade para os jovens acima de tudo. Eu tenho acompanhado o trabalho do grêmio estudantil e fico muito feliz em ver jovens como vocês lutando por essa causa, que tem o meu total apoio!", disse o professor Helter.

O professor Altivo Aleixo da Silva, que foi Conselheiro Fiscal da AGE e mostra com prazer sua carteirinha de sócio, demonstrou enorme alegria em ver o movimento de estudantes da cidade para reativar a entidade.

"Na minha época e AGE foi muito importante para os estudantes, nós íamos para a rua reivindicar os nossos direitos, mas sempre buscávamos cumprir os nossos deveres como estudantes. A AGE promovia debates, conversas, tudo com o intuito de preparar o jovem para palestras e discursos, haviam campeonatos de futebol e era a alegria dos estudantes participar da AGE. Nós nunca nos misturamos com partidos políticos que queriam entrar no movimento para partidarizar o movimento pois isso é extremamente prejudicial, mas sempre fomos bem politizados para fazer nossas cobranças, saber dos nossos direitos e deveres", disse o ex-membro.

Além dos professores Helter e Altivo, estavam presentes os ex-membros da entidade José Jerônimo Sobrinho, Josias Ávila Júnior.

O ROTARY - O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões, através da Prova Quádrupla e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. O Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social.