Foto: Divulgação/Facebook
A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas o que pouca gente sabe é que ela nasceu, especificamente, em São Gonçalo. Ontem, dia 17 de novembro, o vereador Lucas Muniz realizou no plenário da Câmara Municipal uma sessão solene em homenagem aos 109 anos de criação da religião que nasceu na nossa terra. Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da
Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.

HISTÓRIA DA UMBANDA EM SÃO GONÇALO
No dia 15 de novembro por volta dos anos 1907/1908, um jovem chamado Zélio Fernandino de Morais, prestes a ingressar na Marinha, passou a apresentar comportamento estranho que a família chamou de "ataques". O jovem tinha a postura de um velho dizendo coisas incompreensíveis, em outros momentos se comportava como um felino. Após ter sido examinado por um médico, este aconselhou a família a levá-lo a um padre, mas Zélio foi levado à um centro espírita. Assim, no dia 15 de novembro, Zélio foi convidado a se sentar à mesa da sessão na Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza.

No dia seguinte, na residência da família de Zélio, na Rua Floriano Peixoto, nº. 30, em Neves (São Goncalo), reuniram-se os membros da Federação Espírita, visando comprovar a veracidade do que havia sido declarado pelo jovem. Novamente incorporou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, que declarou que os velhos espíritos de negros escravos e índios de nossa terra poderiam trabalhar em auxílio do seus irmãos encarnados, não importando a cor, raça ou posição social. Assim, neste dia fundou o primeiro terreiro de umbanda chamado de Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.

O espírito estabeleceu normas como a prática de caridade, cuja base se fundamentaria no Evangelho de Cristo e seu nome "Allabanda", substituído por "Aumbanda", e posteriormente se popularizando como "Umbanda".

No ano de 1918, fundaram-se sete tendas para a propagação da Umbanda: Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia, Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, Tenda Espírita Santa Bárbara, Tenda Espírita São Pedro, Tenda Espírita Oxalá, Tenda Espírita São Jorge e Tenda Espírita São Gerônimo. Até a morte de Zélio em 1975, mais de 10.000 templos foram fundados além destes iniciais.

Referências e Bibliografias: Kloppenburg 1991, p. 35/Martins 2007, p. 17/Barbosa Jr. 2014, p. 20/Barbosa Jr. 2014, p. 21/Baptista 2008, p. 9/Pinn 2009, p. 392/Samíramis Reis. A nossa cabana. biblioteca24horas. p. 12. ISBN 978-85-7893-794-2.Barbosa Jr. 2014, p. 18/Dos Reis 2010, p. 38.