Foto: Divulgação/Reprodução
Foi realizada na manhã da última terça-feira, 21 de novembro, audiência pública na Câmara de Vereadores para debater a situação e o atendimento dos pacientes com diabetes no município. Como desdobramento prático das discussões em torno do tema, foram encaminhados três sugestões de projetos de leis que terão efeito imediato na vida dos pacientes e de seus familiares.

De iniciativa do mandato do vereador Professor Paulo, em conjunto com representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais, os PL’s serão enviados à plenária legislativa. Os projetos encaminhados à Câmara versam sobre: (PL nº 305/2017) prioridade para marcação e agendamento de consultas, exames e avaliações médicas no sistema de regulação do município; (PL nº 304/2017) obrigatoriedade de todos os laboratórios instalados em São Gonçalo (públicos e privados) em garantir atendimento prioritário aos portadores de diabetes.

A prioridade, de acordo com o texto, também incluem os laboratórios incorporados nos hospitais de emergência, urgência, clínicas e unidades de pronto atendimento. O terceiro PL (nº 303/2017) dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização e Combate à Diabetes, a ser realizada no penúltimo no mês do ano devido a celebração anual do dia mundial de combate à doença ocorrer em 14 de novembro.

“Creio que fomos exitosos na realização dessa audiência pública, pois, foi uma boa oportunidade para conhecermos mais a doença e a suma importância de combatê-la. Os três projetos de leis protocolados é um claro apontamento da nossa disposição de lutar em favor dos portadores de diabetes e de seus familiares. O município tem sua responsabilidade e não pode se omitir”, comentou o vereador Professor Paulo.