Foto: Divulgação/Reprodução
A Prefeitura de São Gonçalo está autorizada a criar um aplicativo para atender os taxistas da cidade. Projeto de lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Diney Marins, foi aprovado e encaminhado para a sanção do prefeito José Luis Nanci, que terá 60 dias para colocá-lo em funcionamento. A iniciativa surgiu após uma audiência púbica com os profissionais.

“A audiência pública teve o objetivo de fomentar o debate e buscar melhorias quanto à mobilidade urbana. Abrimos a Casa Legislativa para que os taxistas fizessem as suas reivindicações para nós intermediarmos junto ao Poder Executivo. Entre elas foi a criação de um aplicativo. Fui taxista e, com este ofício, consegui pagar a minha faculdade. Tenho um grande respeito pela categoria e vou ajudar no que for possível ”, destacou Diney Marins.

Junto ao projeto de lei, foi anexado um modelo de convênio que a prefeitura poderá fazer com a empresa contratada para criar o aplicativo. O convênio garante acesso aos motoristas titulares e seus auxiliares. O texto autoriza a exploração de publicidade desde que não sejam de bebidas alcoólicas, cigarros, material pornográfico, material bélico, entidades religiosas e partidos políticos.

Além da criação do aplicativo, taxistas de São Gonçalo apresentaram outras propostas aos vereadores de São Gonçalo. Entre as reivindicações estão aumento do número de concessões em conformidade com o número de habitantes, desoneração dos taxistas até que o poder público regulamente o transporte por aplicativos (aplicativo municipal único), distribuição de pontos para cooperativas e universalização dos pontos.

Com o tema “Mobilidade Urbana e a Concorrência com Transporte que utiliza Aplicativos”, o encontro teve a presença de associações, sindicatos e cooperativas do Rio de Janeiro e Niterói. O presidente da Câmara Municipal, Diney Marins, apresentou todas as reivindicações ao Poder Executivo.

Na ocasião, o taxista William Sapucaia pediu que o Poder Executivo libere um número maior de autonomias de acordo com o número de habitantes da cidade. “Tem uma fila de mais de 400 pessoas esperando pela autorização. A cidade tem cerca de 700 táxis, mas é necessário aumentar este número”.

Outros taxistas ressaltaram que a Prefeitura do Rio de Janeiro está em fase final para implantar o aplicativo para táxis no município. "O aplicativo está sendo implantado, e uma das características é que o taxista vai ser um fiscal da cidade também. Vai ter um canal direto com a prefeitura, para informar onde existam problemas de infraestrutura. Queremos um aplicativo nesses moldes para a nossa cidade", explicaram