Foto: Ascom/PMSG
Os 15 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) receberam uma boa notícia: a Petrobras irá retomar as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em 2018. Para discutir o tema, prefeitos e representantes destas cidades se reuniram, nesta sexta-feira (1), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Gonçalo (OAB-SG), no Zé Garoto. Em pauta, a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Conleste, que irá preparar a região para receber investimentos federais após início das obras. O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, abriu a mesa de debates.

"Nós estamos conversando com a Petrobras para que a prioridade seja a contratação de mão de obra local. Para isso, vamos buscar parcerias para abertura de cursos de qualificação voltados para essa área. Precisamos aproveitar esta oportunidade de forma que a população seja a maior beneficiada, reduzindo a desigualdade, gerando empregos e melhorando a economia dos municípios", afirmou Nanci.

De acordo com o presidente do Conleste e prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, serão promovidas reuniões presenciais, encontros com a sociedade civil, líderes empresariais e comunitários, consultores especializados e prefeitos dos municípios nos próximos seis meses.

"Vamos apontar caminhos e prioridades para o desenvolvimento sustentável da região pelos próximos vinte anos. Queremos potencializar as oportunidades que serão criadas e aproveitar esse grande investimento que será feito na região", declarou.

O Plano de Desenvolvimento do Conleste considera como prioridade a mobilidade, infraestrutura das cidades, educação e saúde. Também é objetivo pressionar o Governo Federal para tirar do papel a Linha 3 do Metrô e as barcas ligando a Praça XV e São Gonçalo.

Outra medida é a formação de consórcios específicos para a compra de medicamentos e insumos, de maneira integrada, para reduzir custos. Daqui a seis meses será apresentando plano com objetivos e metas traçadas durante esta primeira etapa.

Além dos prefeitos de São Gonçalo e Niterói, os chefes de Executivo das demais cidades que fazem parte do Conleste também participaram do evento.

Fonte/Fotos: Ascom