Foto: Divulgação
A Câmara de Vereadores de São Gonçalo retoma suas atividades no dia 15 de fevereiro com uma série de novidades que se propõem a trazer mais transparência ao Legislativo Municipal. O processo de informatização do da Câmara dos Vereadores está em curso e vai permitir o acesso à produção dos parlamentares e às decisões administrativas.

De acordo com o Diretor Geral de Administração da Câmara, Marco Rodrigues, o cidadão poderá acompanhar o desempenho de cada vereador pelo site da Câmara.

“Tudo o que tramita na Casa estará disponível: projetos, resoluções, moções. Da mesma forma será possível acessar os gastos com dinheiro público, como contratos e licitações. Toda a gestão estará integrada ao Portal de Transparência”, explica Marco.

Até agora o site já comporta a produção de 2017. Ao longo do ano, os mandatos anteriores também serão acrescentados. O uso da tecnologia também vai ajudar a coibir um problema recorrente na Câmara: a repetição de propostas. Por não haver acesso fácil a propostas já elaboradas, algumas ideias acabavam sendo apresentadas por mais de um parlamentar. O presidente da Câmara, vereador Diney Marins (PSB) comemora a nova prática.

“Começamos no final do ano a implantar novas ferramentas que dão mais transparência e acesso à informação para os cidadãos gonçalenses. Os sistemas estão informatizando todo o trabalho que antes era realizado por processos em papel. Isso aproxima a população do Legislativo e ainda nos permite adotar práticas mais sustentáveis”, avalia.

Para Marco Rodrigues, 2018 será um ano de avanços para o Legislativo.

“Vamos lançar um novo site, mais atualizado, no qual as sessões plenárias serão transmitidas em tempo real. Também estamos articulando mudanças na fonte de energia, em busca de uma forma mais eficiente e barata”, acrescenta o diretor.

Fonte: Jornal O São Gonçalo