Debatedores do programa "Bom dia, São Gonçalo", da web TV Ponto de Vista
Foto: Divulgação/Reprodução
Extinto em 1889 depois de um golpe militar, o sistema monárquico no Brasil tem, atualmente, seus simpatizantes e defensores da volta do primeiro sistema de governo do Brasil. Neste sábado (20), o assunto foi discutido no programa "Bom dia, São Gonçalo!", da web TV Ponto de Vista, de São Gonçalo, mediada pelo professor e jornalista Frederico Carvalho, que é monarquista e tem o título de sócio efetivo do Círculo Monárquico Dom Pedro II, de Niterói. 

O convidado do programa foi Claudionei Abreu, de 15 anos, editor do blog A política RJ e líder estudantil em São Gonçalo. Trajado com uma blusa da bandeira imperial, foi logo interrogado pelo mediador: "Monarquista? Porquê?", e também respondeu a pergunta dos outros debatedores. 

"Sim. Para responder a sua pergunta, eu faço outra: alguém aqui acha que a república deu certo? A república nasceu em cima de uma mentira e foi, de fato, um golpe militar. Foi durante a monarquia o período mais próspero do Brasil, onde o país tinha altos níveis de desenvolvimento. Entre os 10 países mais desenvolvidos do mundo atual, maioria são monarquias. Mas pouca gente tem conhecimento disso porque os republicanos fizeram o desfavor de desconstruir a história do império", disse.

O jovem também respondeu outra pergunta sobre o fato do povo ter que "bancar" uma família imperial. 

"Muitas pessoas criticam o sistema dizendo que não gostariam de sustentar a família imperial, mas sustentam os luxos do atual e de todos os ex-presidentes vivos e eles não trazem o retorno que o povo espera. Em toda a república já tivemos quase quarenta presidentes e o resultado não é nada positivo. Se fossemos uma monarquia, nesse mesmo período, teríamos sido governados por apenas cinco imperadores", respondeu.

Outro debatedor afirmou que os países que tem monarquias exitosas hoje são países pequenos, que cabem dentro do Brasil, como Inglaterra e Japão, e que não acredita que um país tão grande como o Brasil teria um governo imperial exitoso. Logo foi respondido pelo jovem.

'Errado. O Canadá é uma monarquia", disse o jovem. No Canadá a forma de governo é a monarquia, que tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth e é o 2º maior país do mundo, enquanto o Brasil é o 5º. O Canadá, reinado por Elizabeth II, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.