Foto: Sylvio Sirangelo/TRF-4
Relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal (TRF-4), o Desembargador João Pedro Gebran Neto acabou de anunciar seu voto favorável a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aumento a pena para doze anos de e 1 mês de prisão, diferentemente do que tinha condenado o Juiz Sérgio Moro a nove anos e meio pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso triplex.

ACOMPANHE O JULGAMENTO AO VIVO

"Há provas acima do razoável de que o ex-presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] foi um dos articuladores, se não, o principal, do amplo esquema de corrupção. As provas indicam que, no mínimo, ele tinha ciência e dava suporte”, disse o relator, justificando seu voto.

As defesas apresentaram cerca de 30 preliminares, mas Gebran Neto rejeitou todas. O magistrado destacou que a maioria delas já havia sido enfrentada e não merecia prosperar.

O Desembargador ainda elogiou o Juiz Federal de primeira instância, Sérgio Moro, que condenou Lula. O juiz do TRF4 reafirmou que a 13ª Vara Federal de Curitiba era competente para julgar o caso.