O interventor Walter Braga, nomeado pelo Presidente da República
Foto: Beto Barata/PR
O Presidente Michel Temer assinou nesta sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, o decreto de intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro. A medida prevê que o general do Exército Walter Souza Braga Netto, do Comando Militar do Leste, será o interventor no estado. Ele assume até o dia 31 de dezembro de 2018 a responsabilidade do comando da Secretaria de Segurança, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário no estado do Rio.

Os deputados federais gonçalenses, Roberto Sales e Dejorge Patrício, ambos do PRB, declararam apoio a medida.

O deputado Dejorge afirmou que a medida não vai resolver todos os problemas, mas será um ajuda ao Estado. "É fato que a intervenção federal na Segurança do Rio não vai resolver todos os problemas, mas já é uma ajuda visto que estamos numa escalada de aumento da criminalidade. O desafio que temos pela frente é imenso, e também requer medidas mais profundas", disse.

Para Roberto Sales, o governo federal acertou na intervenção. “Há muito tempo a bancada do Rio de Janeiro vinha pedindo o apoio do governo federal para solucionar esta grave crise. Num esforço conjunto, a bancada do Rio conseguiu destinar 150 milhões de emendas para a Segurança Pública, mas, não resolveu o problema, que se agravou agora no carnaval”, disse.