Foto: Divulgação/Facebook
A Câmara dos Deputados, através do presidente, deputado Rodrigo Maia, lançou neste sábado o observatório da intervenção federal no Estado. O observatório funcionará como um grupo fiscalizador sobre a intervenção. Logo no lançamento, o tema Educação foi escolhido, de modo a abordar deficiências no sistema de ensino, as quais, entende-se, como principais fatores para o aumento da violência em nosso Estado no decorrer das últimas décadas. Sendo assim, foram convidados os secretários de Educação dos municípios e seus prefeitos. O secretário municipal de educação de São Gonçalo, professor José Augusto Nunes, foi um dos representantes.

Além do secretário José Augusto, o prefeito José Luiz Nanci também participou do evento representando São Gonçalo junto com o secretário de Segurança Pública, Felipe Brito, e os subsecretários Sebastião Vitor (Saúde), Everson Fernandes (Posturas), Patrick Guimarães (Comunicação) e Marcelo Alves (Educação).

Durante a cerimônia, que aconteceu num hotel na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, o deputado Rodrigo Maia explicou que o objetivo do grupo é coletar e analisar dados referentes à intervenção, realizar estudos, acompanhar indicadores e garantir a transparência das ações.

"Parece que o velho bordão que diz "o futuro está na educação" começou finalmente a ser encarado não como um simples clichê, mas sim como a possível salvação para nossa sociedade de hoje e, principalmente, para as gerações futuras. O município de São Gonçalo se fará presente em toda e qualquer ação que tenha como objetivo central a solução de problemas que atingem a população", publicou o prefeito, em sua rede social.