Foto: Divulgação
O mandato do vereador Professor Paulo (PCdoB) realizará na próxima segunda-feira (19/3), às 17h, audiência pública para debater as temáticas do assédio sexual e feminicídio. As discussões a respeito da elaboração de políticas públicas e empoderamento feminino acontecerão na Câmara Municipal de São Gonçalo, no plenário Joaquim Lavoura.

“Comportamentos machistas não são mais tolerados em nossa sociedade, algo que saudamos positivamente. Portanto, é preciso combater a objetificação das mulheres, exaltar a figura feminina como sujeito de direitos, repelindo os estereótipos, buscando a equidade entre gêneros. A violência praticada contra elas é uma realidade muito dura, que nos impõe medidas urgentes a fim de dar um basta”, disse o vereador Professor Paulo.

De acordo com pesquisa realizada pela Polícia Civil, no período que compreende março de 2015 a março de 2016, dos 132 casos de mulheres assassinadas que foram investigados pelas delegacias de homicídio de São Gonçalo, Rio de Janeiro e Niterói, 48%, isto é, 63, foram considerados feminicídios. Nos últimos anos, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao menos 50 mil mulheres foram mortas no Brasil em decorrência do gênero. O estudo mostra também que cerca de 15 mulheres são assassinadas por dia em todo território nacional por este motivo.

Foram convidadas para participar da audiência pública a mestre em serviço social (UFRJ), membro do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves; a Delegada da 72ª DP, São Gonçalo, Carla Tavares; a advogada e presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), Jupira Oliveira; a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); a secretária municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo e Cristiane Rocha da Silva, que ficou cega após sofrer tentativa de feminicídio.

SERVIÇO

Local: Câmara Municipal de São Gonçalo
Evento: Audiência Pública
Tema: Assédio Sexual e Feminicídio
Dia: Segunda-feira
Data: 19 de março de 2018
Hora: 17h