Foto: Divulgação/Facebook
"A transparência e a participação popular tem de ser obrigações do gestor público", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, na audiência pública realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e a secretaria de Desenvolvimento Social, na Câmara Municipal de São Gonçalo. Em pouco mais de um ano de gestão, a secretaria realizou a ampliação da rede de atendimento, quitou todos os contratos de transporte, aluguéis, água e luz , regularizou o pagamento do aluguel social e atendeu mais de 70 mil pessoas nos 19 CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) em toda a cidade. Participaram do encontro os vereadores Lecinho Bredas e Getúlio Brito.

"Quando iniciamos nosso trabalho na secretaria encontramos uma difícil situação de dívidas acumuladas. Quitamos todas, e em paralelo a isso formamos uma equipe extremamente comprometida , que buscou sair da zona de conforto e se empenhou em levar à população um serviço de qualidade que garante o acesso ao exercício pleno da cidadania. Sem contar com os repasses do Governo do Estado, que possui uma dívida de cerca de 7 milhões com a área da assistência no município, através de parcerias e muito trabalho e dedicação reafirmamos que a assistência social não é assistencialismo, e sim uma política pública de grande importância na garantia dos direitos da população, sobretudo daqueles mais vulneráveis", destacou o secretário.

Para André Emerick, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social,  a gestão do secretário Marlos Costa se compromete com o debate de novas proposta que garantam os direitos da população.

"Em janeiro, na posse do Conselho, o secretário abriu mão do cargo de presidente , e por meio de votação foi reconduzido ao cargo que ocupava. Receber essa responsabilidade de volta é um sinal de que não há fragilidades ou problemas entre os representantes da sociedade civil e o poder público. Ao contrário, entregar à sociedade civil a liderança do conselho reafirma o compromisso do secretário com a garantia de direitos de forma democrática e transparente", afirmou.

Texto: Thayna Alves/SMDS