Josias Ávila | Foto: Júlio Silva/Arquivo/O Flumienense
A nova Policlínica de Atendimento Médico (PAM) do Coelho receberá o nome do ex-presidente do Abrigo Cristo Redentor de São Gonçalo, Josias Ávila Junior, que morreu na semana passada após uma intervenção cirúrgica. Projeto de lei, de autoria do vereador Alexandre Gomes (PSD), foi apresentado na sessão desta quinta-feira (22) e teve apoio de todos os parlamentares presentes.

Em sua justificativa, Alexandre Gomes, descreveu o ex-deputado estadual como um gonçalense de caráter impar, íntegro e de um coração generoso. “Drº Josias Ávila gostava de gente. Querido por todos, sempre procurou ajudar as pessoas. Então, nada mais que justo em homenageá-lo, dando o seu nome à nova unidade de saúde que irá cuidar das pessoas”.

As obras de reforma e ampliação da Policlínica de Atendimento Médico (PAM) do Coelho devem ser entregues à população na próxima semana. O projeto visa a garantia de ofertas de serviços que deixaram de ser disponibilizados anteriormente devido às condições estruturais.

"O PAM é uma referência na região e conta com serviços essenciais para a rede municipal de saúde. Com essa nova estrutura conseguimos implantar novos serviços e modernizar outros", garante o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Além dos serviços já fornecidos, a unidade contará com a expansão de novos atendimentos, como a implantação do estúdio de fisioterapia para reabilitação e uma sala para pequenos procedimentos. O novo PAM Coelho contará com cinco consultórios médicos, sala de vacina, farmácia, sala de curativos, sala de coleta de sangue e sala para atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Hoje, a policlínica realiza em média 400 atendimentos ao dia. Uma das pacientes atendida mensalmente no PAM é a pensionista Maria de Fátima Borges, 61 anos. "Essa reforma foi ótima para toda população, já que teremos mais conforto no atendimento e novos serviços. Me trato aqui há quase 15 anos”, disse.

A psiquiatria será o "carro-chefe" na unidade, respondendo por quase 50% do total de consultas realizadas por mês. As outras especialidades disponíveis na policlínica são clínicas médica, e cirúrgica, pediatria, ginecologia, neurologia (pediátrica e adulto), além dos serviços de nutrição, fonoaudiologia, ortopedia, psicologia, assistência social e dermatologia.