Foto: Divulgação
As bandeiras do prédio da Câmara Municipal de São Gonçalo foram colocadas a meio mastro em sinal de luto pela morte do ex-deputado estadual e presidente do Abrigo Cristo Redentor, Josias Ávila, que faleceu na noite desta terça-feira (14), aos 78 anos, em um hospital no Rio de Janeiro, em razão de uma cirurgia no estômago. O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, decretou luto oficial de três dias no município e cancelou a agenda de compromissos públicos.

O corpo de Josias Ávila foi velado e sepultado no Memorial Nicteroy, no bairro de Vista Alegre, na manhã desta quinta-feira (15). Centenas de pessoas, entre amigos e parentes, passaram pelo local durante todo o dia. O presidente da Câmara Municipal, Diney Marins, lamentou a morte do ex-deputado.

"São Gonçalo perdeu um grande mestre. Perdemos um ser humano de uma integridade e caráter sem fim. Um apaixonado por esta cidade. De um coração enorme, sempre procurou ajudar as pessoas, independente de siglas políticas, religião, cor, raça. Perdemos um grande homem, Perdemos um grande amigo. Que Deus o receba de braços abertos e console o coração de todos os amigos e familiares", disse Diney.

Josias Ávila Junior foi quatro vezes deputado estadual e defensor público de carreira. Estudou no Colégio São Gonçalo e cursou Direito Universidade Federal Fluminense, no campus do Ingá.

Já formado, torna-se defensor público do antigo Estado do Rio de Janeiro, governado na época por seu amigo, Paulo Torres. A aproximação com a política e com os políticos foi natural, até que em 1970 lançou sua candidatura à Assembleia Legislativa. Conseguiu ser eleito e reeleito para mais três mandatos. Josias Ávila também presidiu o Ipalerj (Instituto de Previdência da Alerj) a pedido dos próprios deputados.

Como presidente do Abrigo Cristo Redentor faz questão de manter os hábitos simples, apreendidos de sua experiência pessoal e religiosa na Igreja Batista de São Gonçalo onde, inclusive, foi diácono. Todas as últimas sextas-feiras do mês fugia da rotina para se divertir com os amigos no evento “Momento Musical Salvatori”, que criou para exercitar o vozeirão com as canções de Francisco Alves, entre outros nomes da música popular brasileira.