Foto: Lucas Alvarenga/SMDS
"Eu aprendi a montar e desmontar o computador assistindo um tutorial no Youtube. Adoro informática e quero muito aprender mais", disse o jovem Ryan Rodrigues Cabral, de apenas 15 anos, que irá ingressar nas oficinas de tecnologia e inovação do Estação Futuro, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. A parceria entre Ministério Público, secretaria de Desenvolvimento Social e a ONG Viva Rio, garantirá capacitação durante um ano de forma gratuita a jovens de 15 a 20 anos, através de oficinas de cultura digital, empreendedorismo e reforço escolar.

"Nosso objetivo é potencializar ainda mais, através desse espaço de educação e tecnologia, a qualificação dos jovens por meio do acesso a novas oportunidades. Agradeço a toda minha equipe da secretaria, em especial a subsecretária Maria Domingas que se empenhou de forma incansável durante todo o processo de pensar a construção desse espaço educacional, e ao prefeito José Luiz Nanci, por tornar este sonho possível", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa.

A escolha do bairro não foi por acaso. O maior loteamento da América Latina, com mais de 20 mil habitantes, é a região com a maior concentração de jovens na cidade. Jovens estes, que assim como Ryan, seja através do Youtube ou outras variadas formas  e fontes de conhecimento,  já são criadores e produtores de conteúdo e conhecimento. Por isso, com base na cultura "maker",ou "faça você mesmo",  o projeto foi pensado de forma inovadora para levar educação e oportunidade a quem não tem acesso ao ensino formal ou não encontra nele as ferramentas necessárias para se desenvolver, visando abrir caminhos para quem sempre encontrou portas fechadas.

"O recursos de ações judiciais dentro da área trabalhistas são destinados à execução de projetos sociais, e o Estação Futuro do Jardim Catarina é um deles. Nós esperamos que essa iniciativa viabilize perspectivas melhores à juventude no acesso ao mercado de trabalho e possibilite oportunidades. Nós não podemos mais perder os nossos jovens para a violência. Portanto, fazer esses projetos acontecerem é fundamental", ressaltou o Procurador do MPT, doutor João Teixeira.

A Estação Futuro foi construída em um espaço comum localizado no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e CREAS ( Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Jardim Catarina.  O projeto será dividida em quatro fases: Aceleração Escolar e preparação para o ENEM; Oficinas Tech regulares e avançadas; Programa de iniciação ao empreendedorismo e Programa impulsionando talentos, e Inclusão no programa Jovem Aprendiz. Para a certificação da aceleração escolar serão beneficiados 100 Jovens na faixa etária entre 15 e 20 anos, que estejam fora da escola, ou inscritos em projetos de aceleração escolar na rede de ensino municipal de São Gonçalo.

Além dos jovens inscritos nas oficinas regulares dentro dos quatro módulos citados anteriormente, os demais jovens da localidade também poderão participar  das oficinas livres e gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, que incluem Realidade Virtual,Vídeos 360, Drones, Impressora 3D, Marcenaria, Arduino, Container Urban Farm,  entre outros. As oficinas livres acontecerão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, a expectativa é de que cerca de 600 jovens circulem mensalmente por elas.

Para o prefeito José Luiz Nanci, o impacto social do projeto será refletido na autoestima da juventude na cidade.

"Violência não se combate com violência. Violência se combate com Educação. Por isso eu só tenho a parabenizar o secretário Marlos Costa e toda a equipe que se empenhou em trazer este projeto tão importante para a nossa cidade. É fundamental igualarmos as oportunidades, sobretudo para aqueles que estão em maior situação de vulnerabilidade social. Nós acreditamos na juventude e vamos investir nela", afirmou.

As inscrições para o Estação já estão abertas, e aqueles que tiverem interesse em participar  deverão procurar a sede do projeto de segunda a sexta, de 9 ás 17 horas, munidos de documentação pessoal (RG e CPF). Para se inscrever é necessário ser morador do Jardim Catarina e ter entre 15 e 20 anos.