Mariola é autor do projeto de lei | Foto: Divulgação
Os vereadores de São Gonçalo aprovaram na sessão plenária da Câmara Municipal do dia 04 de abril, em segunda e última votação, o projeto do vereador Jorge Mariola (PHS) que altera a Lei Orgânica do Município. A lei orgânica age como uma Constituição Municipal, sendo considerada o conjunto de lei mais importantes que rege o município.

Pensando nas eleições deste ano, o projeto de Mariola altera o artigo 19º da Lei Orgânica Municipal de São Gonçalo. O projeto abre brecha para que os vereadores possam se licenciar do cargo para assumir outros cargos eletivos, como de deputado estadual ou federal, sem perder o mandato de vereador. Ou seja: a lei permite que os vereadores possam acumular os cargos.

A situação já aconteceu com Mariola. Mesmo já sendo vereador, ele se candidatou a deputado estadual e não foi eleito, ficando na suplência. Quando a deputada titular do mandato foi nomeada para ser secretária de estado, Mariola poderia assumir o mandato de deputado, porém, teria que abrir mão do seu cargo de vereador. Ele não quis.

Agora, mudou-se a lei para que isso seja feito. Sem serem prejudicados, terão ainda mais poderes.

"Estamos preservando o futuro nosso", disse Mariola, autor do projeto que altera a lei orgânica.

Mariola é um dos nomes cogitados para a eleição deste ano e pode ser candidato. Caso a mesma a situação apresentada pelo vereador volte a se repetir, ele poderá assumir o cargo de deputado sem perder o mandato de vereador, sendo beneficiado pela lei que ele mesmo criou.

“Um político pensa na próxima eleição. Um estadista, na próxima geração.” ― James Freeman Clarke, escritor americano.