Foto: Divulgação
Devolver a visão através do óculos foi a missão da Cruz Vermelha Brasileira/São Gonçalo para marcar a inauguração do novo espaço da instituição na cidade. De acordo com o presidente da Cruz Vermelha, Márcio Dias de Araújo, essa é mais uma ação humanitária.

"Estamos muito satisfeitos com esta ação. Fazer uma inauguração sem festa, mas podendo dar esse presente para a população de São Gonçalo é coroar nosso trabalho. Realizamos ações humanitárias. Quando chove intensamente a gente auxilia no salvamento, no resgate das pessoas, mas poder trazer essa parceria e além de doar os óculos cada pessoa passa por uma bateria de exames com especialistas de oftalmologia", declarou.

O desempregado Kleber Ivan Alves, de 50 anos, morador do Mutuá, saiu contente já com óculos nas mãos. "Nunca usei óculos, nem fui a oftalmologista, mas sabia que precisava de óculos. Estive aqui na quinta-feira, me inscrevi e cheguei cedo. Passei pela triagem, fiz vários exames e precisava de apoio para leitura. Estou saindo e levando meu óculos para casa. Economizei um bom dinheiro e se fosse comprar seria caro, no momento, não tenho condições", disse Kleber ao sair, mas não sem antes se informar sobre os atendimentos de domingo quando pretende voltar para uma consulta no odontomóvel.

A ação  da Cruz Vermelha só  foi possível através da parceria estabelecida  com a ONG Renovatio, uma instituição  paulista que atua em todo o país  e leva um ônibus  com dois consultórios  de oftalmologia completos para atender as comunidades carentes país afora. Segundo o diretor de Operações e Ações  Sociais da ONG, Guibson Trindade, de 33 anos, o trabalho em São Gonçalo superou as expectativas e deve voltar ainda este ano.

"A população  aqui é  muito  grande e o trabalho recebeu um acolhimento muito positivo. A instituição  foi pensada exatamente para ajudar pessoas que precisam, já  distribuímos mais de 20 mil óculos no país, mas não é só isso. A gente chega com toda a infraestrutura, além do ônibus equipado, também trouxemos para cá o apoio de mais dois consultórios completos, onde a pessoa chega e faz todos os exames. É possível identificar problemas como catarata, glaucoma e outros. Os médicos fazem a avaliação e indicam uso do óculos quando necessário, ou encaminhamento de um especialista para avaliar o problema. No caso dos óculos mais simples, apenas para leitura, por exemplo, montamos aqui e a pessoa ainda tem a oportunidade de escolher entre algumas armações que temos disponíveis. Já os óculos multifocais serão entregues aqui na Cruz Vermelha dentro de no máximo, um mês ", afirmou o diretor da ONG.

Ao todo a instituição trouxe dez profissionais para a realização de exames e oftalmologistas para consultas, mas o apoio do voluntariado da Cruz Vermelha foi fundamental para garantir a atividade que se encerra neste domingo, mas deve retornar ainda este ano. Até domingo devem ser entregues aproximadamente 500 óculos, quando a Cruz Vermelha também realizará uma ampla ação social, com auriculoterapia, corte de cabelo, maquiagem, barbeiro, teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

A nova sede da Cruz Vermelha  Brasileira/ São Gonçalo, fica na Avenida Presidente Kennedy, Estrela do Norte, próximo ao Samcordis.