Foto: Divulgação
A farmácia e o almoxarifado do Pronto Socorro de São Gonçalo estão totalmente abastecidos com remédios e insumos. Esta foi uma das primeiras medidas tomadas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social, da Saúde e Profissional (Idesp), que assumiu, há quase um mês, a direção da única unidade de emergência da cidade que funciona no regime porta aberta.

Atendendo cerca de mil pacientes diariamente, o Instituto também contratou técnicos da Fiocruz para formular um plano de humanização do atendimento e realizar estudos para reorganizar a porta de entrada e os setores de internação, medicação, exames e atendimento.

"Assumimos a unidade, depois de ganharmos o processo de licitação, e vamos realizar todos os mecanismos necessários para garantir um atendimento de excelência ao nosso usuário. A prioridade neste momento foi manter a unidade completamente abastecida com remédios e insumos", garantem os diretores do Idesp.

A alimentação para os funcionários, pacientes e seus acompanhantes também foi reformulada. Nutricionistas fazem hoje um cardápio e o café da manhã, almoço, lanche e jantar estão sendo servidos na própria unidade. Paralelamente, as caixas d’água e a cisterna foram limpas e higienizadas.

Nesta semana, o Instituto começa a colocar em dia as cirurgias ortopédicas. Todo o material necessário aos procedimentos foi encomendado e comprado. No entanto, as cirurgias de emergência continuam acontecendo normalmente na unidade.

As ações que estão humanizando o atendimento no PSC vêm sendo acompanhadas pelo prefeito José Luiz Nanci e pelo secretário de Saúde, Jefferson Antunes. Pelo menos três vezes por semana eles percorrerem toda a unidade para avaliar o atendimento.

"Como gestor e como médico tenho a obrigação de acompanhar todo o trabalho. Venho à unidade para conversar com os funcionários e principalmente com os pacientes, que nos informam como está o atendimento. O PSC é o coração da saúde de São Gonçalo. Aqui atendemos 90% da nossa população e temos que garantir um bom atendimento", afirmou o prefeito.