Foto: Divulgação
De autoria do vereador Lucas Muniz (PMN), o projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Gonçalo foi realizado nos dias 20 e 21 de junho. Segundo o parlamentar, o projeto visa dar cidadania aos jovens estudantes da cidade. Os jovens parlamentares passaram pelo crivo das urnas em sua escola, e após debaterem com os seus colegas alunos, apresentarem suas propostas e as escolas elegeram os seus representante para a disputa.

Após ser eleito pela escola, eles disputaram com jovens de outras escolas, onde os 27 mais votados formam o Parlamento Jovem Gonçalense, tendo passado dois dias na Câmara Municipal de São Gonçalo. Na câmara, passaram dois dias entendendo o funcionamento da casa de Leis, direitos e deveres dos Parlamentares, e tiveram várias palestras educativas.

O vereador Lucas Muniz enfatiza a importância da participação dos jovens.

"Sabemos que a população, desconhece a função do vereador. A importância deste projeto é essa, os jovens terem vindo para a Câmara Municipal, passar dois dias, entendendo a função do vereador, entendendo o funcionamento da casa de leis. Agora, estes jovens serão os representantes dos seus bairros, das suas escolas no parlamento. Se reunirão mensalmente, trarão as suas demandas, e representarão o mandato de cada um vereador da cidade", declarou o parlamentar, que é o mais jovem da cidade.

O jovem Eduardo Gabriel, de 15 anos, aluno do ensino médio do Colégio Carmen Aguiar, foi eleito presidente do Parlamento Jovem e presidiu com muita maestria a sessão legislativa.

"É tudo muito novo para mim, estou muito feliz por ter sido escolhido pelos demais parlamentares para presidir o Parlamento Jovem, agradeço ao vereador Lucas Muniz pelo projeto, e a todos que nos ajudaram com suas palestras. Realmente tivemos um grande aprendizado. Agora, eu e meus colegas queremos buscar melhorias para a cidade. " declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Diney Marins, recebeu os jovens parlamentares em seu gabinete e ressaltou a importância da casa de Leis estar aberta ao povo.

"Nunca se trabalhou tanto como nesses 18 meses de mandato. Realizamos muito, muitas audiências públicas, leis importantes aprovadas, como o Parlamento Jovem, o ar condicionado nos ônibus, enfim, a Câmara é do povo, e queremos esses jovens aqui para entenderem isso, e votarem cada vez melhor, e quem sabe em breve um deles, estarem aqui numa cadeira dessas", declarou o presidente.

Os jovens tiveram dois dias de palestras sobre o funcionamento da casa de leis e conhecimento do Poder Executivo com visita ao prefeito José Luiz Nanci. No próximo dia 29 (sexta-feira) uma confraternização envolvendo todos os participantes e convidados encerra o projeto, no Tamoio FC, à partir das 18h.