Vereador Natan é autor do projeto | Foto: Divulgação
O vereador de São Gonçalo Natan Ferreira (PSB) protocolou em fevereiro deste ano um Projeto de Lei que visa transparência na fila de espera para as cirurgias na cidade. O PL 0074/2018 determina que a rede pública de saúde publique no site oficial da prefeitura a lista de espera para cirurgias de alta complexidade para que a população acompanhe o processo. O Projeto de Lei ainda aguarda a votação do legislativo gonçalense.

"Meu PL criado em fevereiro mostra uma alternativa para evitar um problema que tememos muito: O "fura fila" no SUS, que hoje é a realidade no município do Rio de Janeiro, e quase levou o prefeito ao impeachment. O governo tem que ser transparente. A população precisa de serviços com seriedade e respeito", comentou o vereador.

No município do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella quase sofreu impeachment por favorecer integrantes de sua mesma instituição religiosa para a realização de cirurgias de catarata. A justiça do Rio determinou que Crivella está proibido, por exemplo, de usar a máquina pública em interesse de grupos religiosos, de privilegiar o uso de serviços públicos (como filas de hospitais) ou de realizar censos religiosos.