Candidato a deputado estadual Sandro Almeida | Foto: Divulgação-Facebook
Abrindo a série de entrevistas feitas pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, com os candidatos a deputados federais e estaduais de São Gonçalo, publicamos hoje a entrevista com o ex-secretário municipal, vereador e empresário Sandro Almeida, candidato a deputado estadual pelo PHS.

CLAUDIONEI: Em dois anos de mandato como vereador, qual o senhor acredita que é o legado do seu mandato?

SANDRO ALMEIDA: A maior marca que tem o meu mandato até agora é a de ser o vereador que, de fato, faz o papel de um legislativo, que é fiscalizar o executivo. Temos feito isso de forma sistemática, documentalmente, através de audiências, propondo emendas ao orçamento e projetos de lei. A maior marca é a de estar questionando o governo toda vez que erra.

CL: O seu partido atualmente apoia a candidatura do ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, como governador do RJ. O senhor acredita que ele seja um bom candidato e vai fazer campanha para ele?

SA: A opção da escolha dos apoios é uma decisão do partido na [direção] nacional e na regional, então os candidatos não são consultados na decisão do partido. Mas eu posso dizer para você que não são meus candidatos. Hoje, na verdade, eu não tenho um candidato que eu me sinta confortável para dizer que eu votaria. O Eduardo Paes, apesar de achar que ele foi um grande prefeito para o Rio de Janeiro, eu vejo com muita desconfiança a ligação dele com o monte de partido que tá apoiando ele.

SA: E qual dos candidatos o senhor acredita que seria um bom presidente da república?

A gente tem que ouvir mais, né?! Eu vejo as pessoas muito inclinadas à votar no Bolsonaro, nas propostas do Bolsonaro, especialmente na área de segurança. Mas eu vejo isso com uma certa temeridade, pois você armar a população não significa você ter um projeto de segurança pública. Eu acho que um projeto de segurança pública se dá muito mais na inclusão social, do acesso ao ensino, do acesso à empregabilidade. Então, quando você tem um Estado que produz mais e tem mais oportunidades, consequentemente os níveis de violência caem.

CL: Como o senhor acredita que pode trabalhar por São Gonçalo na Alerj?

Eu penso que São Gonçalo precisa ter representatividade, e hoje nós não temos e já não temos há alguns anos. Eu não tenho lembrança de um deputado que tivesse lutado mais pela nossa cidade. São Gonçalo toda eleição vem aqui o governador, promete BRT, Metrô, barcas, acaba a eleição e no outro dia o cara esquece e não temos um deputado para cobrar. Eu quero ser o cara que vai fazer esse trabalho, como eu comecei a fazer aqui em São Gonçalo.

CL: O senhor já tem algum projeto para levar à Alerj, caso seja eleito?

SA: Eu penso que nós precisamos estimular o retorno dos estaleiros que fecharam por falta de uma participação mais efetiva do estado. Também a questão da segurança pública, que precisa estar associada a um projeto mais amplo de inclusão social. Eu não acredito no combate da violência somente pela violência. O estado do Rio de Janeiro precisa voltar a crescer e ter de volta a sua identidade.

CL: Para finalizarmos, por que o gonçalense deve votar no Sandro Almeida?

SA: Sandro Almeida significa renovação na política da cidade. Sandro Almeida significa um político que teve três anos de experiência no governo municipal, dois anos no parlamento, com ações efetivas, projetos de sucesso, intervenções.... e talvez tenha feito muito mais pela cidade do que políticos com 20, 30 anos. Tenho uma característica que é de trabalhar mesmo! Fui empreendedor minha vida inteira, venho de família pobre, humilde, e tudo que eu consegui na minha vida foi através do trabalho, nada nunca caiu do céu pra mim. Eu acho que São Gonçalo precisa disso, que tenha um cara com vontade de fazer, com projetos para a cidade e eu tenho projetos para a cidade. São Gonçalo terá, à partir da eleição de Sandro Almeida, um representante de verdade, que vai fazer valer a importância que o nosso município tem no estado