Capitão Nelson é candidato a deputado estadual | Foto: Divulgação/Facebook
Vereador pelo quarto mandato, filiado ao partido Avante, o Capitão da Polícia Militar, Nelson Ruas, mais conhecido como Capitão Nelson, que já foi chefe da P2 do 7º Batalhão, foi entrevistado pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, onde apresentou suas propostas caso seja eleito deputado estadual. Seu principal foco é a segurança e ele já tem um projeto para a área: apresentar um projeto de lei para regulamentar a distribuição do efetivo da PM para os batalhões de acordo com as necessidades das cidades, projeto que beneficiaria o município de São Gonçalo, por exemplo.

O que o motivou a disputar o cargo de deputado estadual?

Moro no bairro do Laranjal, servi no corpo de fuzileiros navais, entrei para a Polícia Militar e logo em seguida fui transferido para o 7º Batalhão, sempre combatendo muito e passei a conhecer os 93 bairros da cidade. Devido a gente ver entrar eleição, sair eleição e nada acontecer, em 2004 eu tomei a decisão de vir candidato a vereador e desde então estou trabalhando muito... sou vereador há 14 anos, estou no quarto mandato e já conseguimos reivindicar diversas obras. Mas ao passar do tempo vimos que alguns assuntos que são da alçada do Estado não eram cumpridos e não tínhamos como cobrar, principalmente na segurança pública. Todos os índices subiram, mas um que me preocupou muito foi o índice de estupros que vêm ocorrendo na nossa cidade. Uma das nossas propostas como deputado estadual é a reivindicação de mais um batalhão [de polícia] para nossa cidade.

Para candidato ao governo e à presidência, o senhor pretende apoiar algum deles em São Gonçalo?

O meu presidente é o candidato Jair Bolsonaro. Para governador estamos estudando e analisando para não dar um passo errado.

Como o senhor vê a falta de representação do nosso município na Alerj? Acredita que é importante que os gonçalenses votem em candidatos da cidade?

Gonçalense tem que votar em gonçalense. A gente tem visto, em várias outras eleições, muitos gonçalenses votando em pessoas de fora do município. Política não é isso. Na política, nós temos que votar naquela pessoa que vai trazer algum benefício para a população do município. Esse é o motivo de existir a política: trazer benefícios para a população, trazer soluções para os problemas. Quando o gonçalense vota em um candidato de outro município, você pode ter a certeza que essa pessoa não vai trazer nada pra cá.

O senhor já mencionou que uma de suas prioridades será a segurança, mas o senhor já tem algum projeto de lei em elaboração para apresentar, caso seja eleito?

Queremos discutir a distribuição do efetivo da polícia militar. Hoje não existe um critério para distribuir proporcionalmente, batalhões da zona sul do Rio tem mais policiais que o Batalhão de toda São Gonçalo. Nesse projeto vamos considerar a população, a área territorial e a mancha criminal. Também queremos reivindicar a retomada das obras do hospital da mulher e precisamos de uma filial do Inca [Instituto Nacional do Câncer]. Para isso tem que ter um conjunto político de município, estado e governo federal para conseguirmos junto ao Ministério da Saúde a construção da filial do Inca em São Gonçalo.

Por que o gonçalense deve votar no Capitão Nelson?

Primeiro, porque eu sou gonçalense. Já trabalhamos para o município há quase quarenta anos. Sempre trabalhei inúmeras horas e nunca ganhei nenhum centavo além daquilo que a lei determina. Eu tinha um compromisso com a população de garantir o direito de ir e vir das pessoas. Eu quero fazer alguma coisa pela segurança pública e quero fazer alguma coisa pelo município de São Gonçalo a nível estadual. Hoje eu me sinto capacitado porque já estou há 14 anos como vereador. Se a população vêm me elegendo a toda eleição sempre com mais de 5 mil votos, acredito que já estou capacitado. E além de tudo isso, sou ficha limpa. Não tenho nenhuma sujeira no meu passado. Tenho certeza que a nossa intenção é reivindicar a melhoria para o povo, o que eu já tenho feito a vida toda.