Décio Machado é candidato a deputado estadual | Foto: Divulgação-facebook
Entrevistado pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, o professor Décio Machado, presidente da Academia Gonçalense de Letras (Aglac) falou sobre seus projetos como candidato a deputado estadual pelo PMN. Confira:

Claudionei Abreu — Gostaria de pedir que o senhor fizesse uma apresentação da sua vida e de onde surgiu o interesse em se candidatar a deputado. 

Décio Machado — Sou nascido e criado em São Gonçalo, trabalho com cultura desde 1985. Eu acho que a cultura tem que se fortalecer. A questão política é muito importante, pois se todos estivermos deputados, governadores, senadores, envolvidos com a cultura e educação esse país não seria o mesmo. Temos que assumir esse processo. Agora estamos vivendo o grande momento de mudança do país, vivendo um novo ciclo político colocando pessoas novas e de bem lá.

Claudionei Abreu — O seu partido tem como candidato ao governo do estado o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes. O senhor acredita que ele será um bom governador?

Décio Machado — Temos que ser fiel às pessoas que estão do nosso lado. O partido fechou com Eduardo e vamos acompanhar com Eduardo. Ele mostrou um grande gestor no Rio de Janeiro, sem dúvida, e acredito que no Estado como um todo ele vai contribuir muito.

Claudionei Abreu — E para presidência da república, qual candidato o senhor acredita que exerceria bem a função?

Décio Machado — Eu confesso que ainda não escolhi meu candidato a presidente da república. Quero ouvir a todos com muita atenção. Eu falo o que eu acho. Ainda nenhum me agradou. Eu quero votar com consciência, não por influência.

Claudionei Abreu — O senhor já tem algum projeto em mente para levar para a Alerj, caso seja eleito?

Décio Machado — Tudo é importante, mas a minha base é cultura e educação, pois sem isso não vamos a lugar nenhum. Todas as pessoas precisam de um professor, e esse professor precisa ser valorizado, a escola precisa ser valorizada. Através dessa questão, vamos fortalecer tudo que vem aí. Minha base é a questão cultural. Outra questão é o Estado inchado que temos, com secretária com 200, 400 pessoas. Temos que desinchar o governo e colocar o dinheiro onde precisa.

Claudionei Abreu — Por que o gonçalense deve votar em Décio Machado?

Décio Machado — Ele não deve votar só em Décio Machado, ele deve votar em alguém para representa-lo de fato! É uma escolha e eu estou nesse bolo aí. Se quiser me escolher eu honrarei esse voto. Não só com palavras, temos que pesquisar a vida dos candidatos para saber sobre seus projetos de mudança. Estou como candidato para tentar responder essa ânsia da população, o que é muita responsabilidade.