Graça Matos é candidata a deputada estadual | Foto: Nina Lima-O Globo
Ex-deputada do Rio e ex-candidata a prefeita de São Gonçalo, Graça Matos foi entrevistada pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, onde falou sobre mais uma eleição que disputa e seus projetos como candidata a deputada estadual pelo MDB. Confira:

Claudionei Abreu — A eleição desse ano será diferenciada, marcada pelo uso da internet e a população em geral está usando muito o discurso da renovação política. Como a senhora vê esse discurso e a nova fase que vive a política no país?

Graça Matos — A campanha de hoje, não adianta, ela terá que ser "digitalizada", mas também de rua, casa a casa, de estar conversando com a população que vota, não pode ficar somente na internet. É uma eleição que a campanha na internet vai influenciar muito. Mas eu só acho que deveriam respeitar o candidato de cada um na internet, e não criar uma campanha de preconceito e de ódio.

Claudionei Abreu — Como a senhora acha que o político vai ser recebido pela população na campanha? Acredita que todas essas denúncias e escândalos criaram um discurso de negação ao político?

Graça Matos — Eu acho que a renovação que vem acontecendo durante um tempo também vem dando errado. Eu acho que é bom ter políticos novos, pessoas com ideias verdadeiras de política pública. Mas a população também tem que saber o que o candidato já fez, o que quer fazer, saber quem é quem na política.

Claudionei Abreu — Como a senhora vê os escândalos de corrupção envolvendo políticos do seu partido, inclusive culminando na prisão do ex-governador Sérgio Cabral, que a senhora era aliada enquanto deputada?

Graça Matos — Olha só... Primeiro, não foi só o MDB que teve escândalo! No Brasil inteiro, não vou dizer todos, mas a maioria dos partidos estiveram envolvidos em escândalos. Lamentavelmente, no Brasil, ainda não temos a candidatura avulsa. Na realidade, todos nós [políticos] precisamos ter um partido para se eleger. Eu estou no MDB e conheço muita gente séria dentro do MDB, como conheço no PT e no PSDB. Não é partido, nem religião, que vai dizer quem é sério e que não é. Na política, tudo que temos é o retrato da nossa cidade. Nem todo o MDB está envolvido em corrupção e temos que separar o joio do trigo. As pessoas tem que analisar que em todas as áreas tem gente boa e gente ruim.

Claudionei Abreu — A senhora já exerceu vários mandatos como deputada e qual acredita que tenha sido o legado desses mandatos em São Gonçalo?

Como diz o meu marido Ezequiel, a vida é a arte do possível e não do desejável e assim também é na política. Eu pedi muito, e nem tudo que eu pedi eu consegui. Eu tenho um legado muito grande nessa cidade junto com meu marido Ezequiel, de termos hoje, por exemplo, o viaduto do Colubandê, que evita muitas mortes, o viaduto de Maria Paula, obras em ruas, ampliamento da oferta de água em vários bairros. Trabalhamos muito sério e aprovamos emendas para que isso pudesse acontecer. Em 1998, eu inclui emendas para ampliação e obra do hospital Alberto Torres, no Colubandê; a UPA do Colubandê; a UPA de Santa Luzia. São Gonçalo tinha um único reservatório de água na Trindade, hoje tem o reservatório do Colubandê, Rio do Ouro, Ipiíba e está sendo construído o reservatório de Monjolos. Isso tudo é trabalho de Graça para que pudéssemos ter isso em nossa cidade. Eu tenho um legado muito grande de trabalho e presença na cidade, que me credenciam a estar sendo candidata novamente.

Claudionei Abreu — Qual a sua opinião sobre o candidato do seu partido à presidência, o Henrique Meirelles?

Graça Matos — É um bom nome para a presidência da república. Se você quer que um país se desenvolva, tem que começar pela economia, e não tem ninguém nesse país que entende mais de economia do que o Meirelles. Já que todos os presidentes chamaram Meirelles, sempre chama quando a economia tá ruim, vamos agora chamar o Meirelles, botar Meirelles sentado na cadeira de presidente.

Claudionei Abreu — Quais são os projetos que a senhora tem caso seja eleita deputada estadual?

Graça Matos — Quero continuar o projeto de ampliação da rede de água na nossa cidade, que ainda falta muito para que o abastecimento possa ser melhor; Trazer mais UPA's para a cidade, mas na esfera federal e depois estar lutando junto ao governador para que isso seja implantando; estarei buscando também uma escola técnica para nossa cidade junto ao governo federal, pois nós teríamos e perdemos, quero ver se recuperamos isso através do governo do estado e do governo federal. Quando eu digo isso, nós vamos buscar, vamos trabalhar, vamos nos empenhar. Por que a única promessa que eu faço em campanha é trabalho,empenho e dedicação.

Claudionei Abreu — São Gonçalo tem uma representação na Alerj bem pequena comparando o número de habitantes que temos. A senhora acha que é importante que as pessoas da cidade votem em candidatos da cidade?

Graça Matos — A questão de ser de fora... ela é muito... Não é algo que significa que tem que ser só daqui. Tem gente daqui e até hoje não disse a que veio. O importante é estar votando em pessoas que já fizeram alguma coisa, que foram boas naquilo que elas estavam trabalhando. Temos deputados de São Gonçalo que não sabemos o que fizeram pela cidade.

Claudionei Abreu —Por que o gonçalense deve votar em Graça Matos?

Graça Matos — Ele não deve, primeiro deve escolher com a consciência se eu mereço o voto. Tudo que eu já fiz pela cidade. O gonçalense me conhece, sabe onde eu moro, sabe o que eu fiz por essa cidade, foram várias ruas no Jardim Catarina, Santa Luzia, Laranjal, Jardim República, Ipiíba, então temos um legado aqui muito grande. Nem tudo que eu pedi eu consegui, mas pretendo dar o máximo de mim. Às pessoas que querem votar, eu, mais uma vez, vou trabalhar pelo meu estado, mas sem promessa, sem mentira, sem demagogia. Eu nunca gostei de trabalhar assim. Eu gosto de gente, então acho que o gonçalense deve escolher o melhor, que eu espero que seja eu a melhor escolha do gonçalense.