Marlos Costa é ex-vereador e ex-secretário municipal | Foto: G1
O ex-vereador e ex-secretário municipal de São Gonçalo, Marlos Costa, foi entrevistado pelo blog A política RJ para falar sobre sua candidatura a deputado federal pelo PSB e afirmou que sua principal bandeira será lutar por mais recursos e atenção do governo do Estado para São Gonçalo. Confira:

Primeiramente, gostaria que fizesse uma breve apresentação da sua carreira política como ex-vereador e ex-secretário municipal e o motivo em se candidatar a deputado estadual.

Sou advogado e servidor público concursado do TCE-RJ. Tenho toda minha vida dedicada ao serviço público. Tive a oportunidade de exercer a função de vereador por 8 anos,  onde conseguimos mostrar que era possível exercer um mandato transparente e participativo. Sou autor de mais de 30 leis, hoje, em vigor. Tenho quase 300 projetos apresentados na Câmara e fui o vereador que conseguiu aprovar a maior quantidade de leis na história da cidade. Destaco dentre elas, a lei da “Ficha Limpa Municipal”; esta lei conseguiu vedar qualquer pessoa condenada pela Justiça de trabalhar em cargos da prefeitura ou da câmara

Também tive a oportunidade, no executivo, de exercer a função de secretário municipal de Desenvolvimento Social trazendo de volta os cursos profissionalizantes e descentralizando-os, fazendo que uma parcela maior da população tivesse acesso a educação profissional, conseguimos, em pouco mais de um ano na gestão, inaugurar 7 equipamentos da assistência social, além da recriação do conselho municipal de juventude e o de igualdade racial.

Sou candidato a Deputado Estadual porque precisamos de mudanças no nosso Estado, precisamos de renovação na Assembléia Legislativa; não é possível o Estado do Rio de Janeiro continuar no rumo da infelicidade, da falta de desenvolvimento social e econômico. Precisamos de mudanças agora! Quero estar a serviço da população e  lutar pela Região Leste Fluminense. O Deputado Estadual tem que apontar o caminho, fiscalizar, criar leis, não pode se omitir nem se esconder.

Atualmente o seu partido fechou apoio ao candidato Pedro Fernandes, do PDT, para o governo do estado. Por que acredita que ele é uma boa escolha?

Pedro, apesar de ter apenas 35 anos, tem a experiência de 3 mandatos consecutivos na ALERJ, além de ter tido experiência na gestão como secretário estadual e municipal. É um jovem que tem boas propostas e que representa uma alternativa aos velhos nomes da política estadual.

E para presidente da república, você apoia o candidato que o seu partido apoia, o Ciro? Por quê?

Acho que o PSB tem que apoiar o bem do país. Precisamos de um governo que reequilibre as finanças, crie empregos e governe para quem mais precisa. Ciro é um político que teve a experiência de ser vereador, Prefeito, Deputado, governador e Ministro. Em toda a sua trajetória de vida pública, não responde a um processo de improbidade; é ficha limpa. Tenho certeza que Ciro será o Presidente que irá unir o país e superar toda essa crise.

São Gonçalo tem apenas um deputado estadual atualmente. Caso eleito, como acredita que irá representar nosso município na Assembléia e trazer recursos pra cá?

Não é possível uma cidade como São Gonçalo, que possui mais de 1 milhão de habitantes, não ter representatividade na Alerj, precisamos mudar essa realidade, nossa cidade precisa ser vista e lembrada. Como Deputado Estadual irei lutar por recursos para São Gonçalo e toda Região leste fluminense, que há anos esta esquecida pelos nossos governantes.

Já tem algum projeto de lei ou proposta em mente para levar para a Alerj?

O principal desafio na assembléia será destinar atenção e recursos do estado para nossa região, pois atualmente a capital continua a ser privilegiada e a nossa região fica com as migalhas. Somente um mandato forte, que dialogue com o governo, pode fazer com que a região leste fluminense possa receber o devido valor e o investimento correspondente. Irei trabalhar para que a estrada do COMPERJ, seja estadualizada e o seu entorno se transforme numa área industrial e de serviços para geração de emprego e renda; lutarei pela reabertura imediata da emergência do hospital geral; defendo a expansão da UERJ e da rede FAETEC nas cidades de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, dentre outras propostas.

Por que o gonçalense deve votar em você?

Eu quero ajudar a construir um estado do Rio de Janeiro melhor, quero ter a oportunidade de ser o representante das pessoas do nosso Estado, para que muitos dos problemas que vivenciamos hoje e que eu vivencio também, pois sou cidadão, possamos juntos conseguir resolver. Eu quero ser a sua voz no ALERJ