Prof. Josemar | Foto: Facebook-Divulgação
Candidato do PSOL ao cargo de deputado estadual, professor Josemar Carvalho atualmente é suplente na Alerj, já foi candidato a prefeito de São Gonçalo e foi entrevistado pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, onde apresentou sua plataforma de propostas. Confira:

Claudionei Abreu — O seu já foi candidato a prefeito da cidade e agora é candidato a deputado estadual. O que o motivou a disputar o cargo nas eleições deste ano?

Prof. Josemar — Eu tenho uma militância de 27 anos, tenho 42 anos de idade. Sempre atuei no movimento estudantil e na sequência, na universidade. Participei do movimento comunitário por transporte, depois no movimento sindical e atualmente construo a rede emancipa, movimento social por educação. O que me motivou a ser deputado estadual é a situação do nosso estado. O MDB e os partidos que aí estão transformaram o Rio de Janeiro nisso que está aí. Quero ser deputado para lutar pela linha três do metrô, barcas para São Gonçalo, pelos profissionais de educação. Sou candidato para fazer a diferença, ser um representante dingo do povo pobre e trabalhador na Alerj.

Claudionei Abreu — Qual a sua opinião sobre o candidato do seu partido à presidência, Guilherme Boulos?

Prof. Josemar — Acho que é um guerreiro, um lutador. Tenho total apoio nele, frente ao conservadorismo, frente ao liberalismo, frente à esquerda que perdeu o mundo, Guilherme Boulos é uma saída.

Claudionei Abreu — A mesma pergunta eu faço sobre o candidato a governador do seu partido, o prof. Tarcísio Motta.

Prof. Josemar — O Tarcísio tem uma ligação com São Gonçalo pois ele trabalhou aqui como professor. A perspectiva do Tarcísio para São Gonçalo é a mesa perspectiva que nós construímos esses anos todos. Que é transformar São Gonçalo numa cidade que tenha espírito de cidade grande, que a gente possa fazer um debate do meio ambiente saudável, que a educação seja prioridade. A candidatura do Tarcísio é para barrar essas máfias que aí estão.

Claudionei Abreu — Como professor, eu acredito que uma das suas bandeiras principais é a educação, mas como o senhor também vê as outras áreas, já tem projetos para caso seja eleito?

Prof. Josemar — Tenho. O nosso projeto é parte de uma discussão e do acúmulo desses 27 anos de militância. Não nasci agora, não sou candidato de modinha, não tô colocando a cara para fazer mais ou menos as coisas, não. Eu tenho uma história e tudo que eu falo hoje falo da mesma forma esses anos todos. Primeiro, é defender a Uerj enquanto um parâmetro de ciência, pesquisa e tecnologia. Outra coisa é fazer um sistema de saúde que seja integrado com o sistema de saúde preventiva, por isso defendemos a regulamentação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e defendemos também a valorização dos profissionais de saúde; defendemos um meio ambiente sustentável: queremos recuperar os mangues e as lagoas do Rio de Janeiro; também acho fundamental a gente construir uma perspectiva na mobilidade urbana: queremos linha 3 do metrô, queremos barcas para São Gonçalo; e temos também a perspectiva para a juventude, que sofre muito com o desemprego e com a crise. Precisamos de uma política de primeiro emprego que valorize esses jovens.

Claudionei Abreu — Como o senhor vê a representação política de São Gonçalo na Alerj, que hoje tem apenas um deputado estadual eleito (Nivaldo Mulim), e como acredita que, se eleito, poderá representar nossa cidade?

Prof. Josemar — É importante votar [em candidatos da cidade] e mais importante dar qualidade ao tipo de parlamentar que você vota. Esse que ta aí às vezes a população até esquece que ele é deputado, pois ele nada faz, nada apresenta e ainda é base do governo do Pezão. Na nossa opinião, é fundamental a população votar e separar o joio do trigo: quem é da base de Doutor José Luiz Nanci, quem foi secretário de Neilton Mulim, não merece ter a confiança do voto. Isso é continuar mais do mesmo. Agora é hora da mudança.

Claudionei Abreu — Por que o gonçalense deve votar no professor Josemar?

Prof. Josemar — Por tudo isso que eu coloquei aqui. Sou candidato que tem história, nunca mudei de lado, sempre estive do lado correto, defendendo a luta dos trabalhadores. Tenho qualificação pra fazer a diferença na Alerj. Hoje, o que passa em São Gonçalo é a total mesmice. Nós precisamos fortalecer os movimentos sociais, movimentos estudantis, sindical, fortalecer o conjunto da sociedade civil para fazer a diferença. Estou preparado para ser deputado estadual para fazer a defesa de um programa que seja importante para o estado do Rio de Janeiro e também para São Gonçalo. O Rio de Janeiro precisa, São Gonçalo merece professor Josemar na Alerj.