Foto: Divulgação/Facebook
Professora e cantora gospel, Ilcéa Borges já foi candidata a vice-prefeita de São Gonçalo e atualmente disputa o cargo de deputado estadual pelo DC. Foi entrevistada pelo editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, para apresentar suas propostas, que incluem a valorização dos professores.

CLAUDIONEI: Primeiramente, gostaria que fizesse uma breve apresentação da sua vida e de onde nasceu o interesse e o desejo em se candidatar a deputada.

ILCÉA: Sou Ilcéa Borges, professora, formada em letras pela UERJ e atualmente funcionária do Estado para o qual trabalho em uma escola pública lecionando Português. Nasci em Niterói porém sempre residi em São Gonçalo,  local onde cresci e morei por toda a minha adolescência e juventude. O meu interesse em candidatar-me à Deputada Estadual surgiu no exercício da minha profissão, onde pude ver e conviver com seríssimas desigualdades sociais e por isso me senti movida à fazer a diferença para o meu Estado e município, contribuindo com o meu esforço  e trabalho para melhorar este quadro para que os jovens e os menos favorecidos tenham  políticas que verdadeiramente façam a diferença no meio deles, melhorando  assim esse terrível quadro de injustiça social, sobretudo na área da educação. Este é o meu desejo.

C: Seu partido atualmente fechou apoio ao candidato Pedro Fernandes ao governo do estado. Você o apoio, conforme seu partido? Acredita que ele é um bom candidato?

I: Por ter em mente a prática de uma nova política e embora eu respeite a escolha de apoio do meu partido, estou avaliando o candidato em questão. No momento foco em minha campanha.

C: E para presidente da república, você apoia o candidato do seu partido, o Eymael?

I: Quanto à Presidência, estou alinhada com o meu partido, ou seja, José Maria Eymael.

C: São Gonçalo tem apenas um deputado estadual atualmente. Caso eleita, como acredita que irá representar nosso município na Assembleia e trazer recursos pra cá?

I: Embora o papel principal do Deputado não seja o de angariar recursos financeiros para seu nicho eleitoral e sim legislar por causas relevantes que  beneficiem os cidadãos em geral, eu pretendo sim buscar recursos para o meu município estabelecendo alianças sérias, honestas, trabalhando e brigando para que meu município, tão esquecido, seja realmente visto de uma forma mais séria, onde realmente suas necessidades, há anos esquecidas, sejam realmente supridas.

C: Já tem algum projeto de lei ou proposta em mente para levar para a Alerj?

I: Pretendo buscar o diálogo com profissionais da educação e alunos, além de toda a população e  em cima deste debate criar, de forma consciente, minhas propostas e meus projetos de lei atendendo  as reais necessidades do meu município e também, porque não dizer, meu Estado.

C: Por que o gonçalense deve votar em você?

I: O gonçalense deve votar em mim porque eu acredito que sem educação não conseguiremos mudar o país, e o meu maior esforço será para que meu município tenha escolas seguras, de qualidade, onde a formação do cidadão seja priorizada com excelência e não desta forma que as escolas desta cidade são conduzidas. Quero priorizar a luta por valorização do professor, por melhores salários segurança, condições dignas de trabalho e uma melhor escola para que o seu trabalho seja desenvolvido com liberdade e dignidade.