Foto: Luiz Nicolella/O São Gonçalo
O vereador de São Gonçalo, atual vice-presidente da câmara, Alécio Breda, mais conhecido com Lecinho, concedeu entrevista ao editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, onde falou de seus planos caso seja eleito deputado federal, cargo que disputa pelo MDB. Confira:

Quem é o vereador Lecinho e como começou a sua carreira política?

Estou na política desde 1988. Sempre gostei da política pois é o único meio de ajudar o município e melhorar a vida das pessoas. De 1988 até 200 eu só apoiei. Em 2000 foi a primeira candidatura minha. Tive 147 votos, fui primeiro suplente. Em 2012, graças ao meu bom Deus e ao meu eleitorado, eu tive 6.170 votos para vereador, sendo o 2º mais votado na cidade. Em 2016, fui reeleito com 6.883 votos sendo o vereador mais votado do município. O que me motivou a ser candidato a deputado federal é que eu preciso ir para Brasília mostrar que São Gonçalo existe. Precisamos atrair novas empresas para atrair novos empregos. Hoje, o Rio tem a maior taxa de desemprego do Brasil. O Comperj precisa voltar a funcionar, precisamos atrair emendas para nossa cidade... Precisamos também melhorar a segurança pública, e para isso precisamos melhorar a vida das pessoas através da educação, esporte e cultura.

Hoje, São Gonçalo não tem uma representação em nível federal considerável. Como você pretende representar a cidade, caso eleito?

Primeiro passo é mostrar que São Gonçalo existe. Eu quero trabalhar muito por São Gonçalo e fazer o melhor para minha cidade, através das emendas, parcerias com os deputados, senadores, com o futuro governador. Enfim, temos que fazer política de parceria.

Como o senhor vê os auxílios que os deputados têm, além do salário? O senhor pretende abrir mão ou acha necessário esses privilégios?

Se eu falar pra você que vou abrir mão, eu seria leviano. Eu não sei como funciona. Agora, eu acho que é muito absurdo o que um deputado tem! Foi votado em Brasília um plano de saúde do filho do deputado, um absurdo! E eu acho que, sinceramente, toda classe política não deveria se aposentar ganhando o salário que se ganha nessa atividade. Deveria se aposentar pelo INSS. Um deputado federal gasta muito em Brasília com muitos cargos, é muito benefício. Acho que se deve diminuir esses benefícios.

Qual o senhor acha que é um bom candidato à presidência da república?

Eu vou deixar você no anonimato (risos). O meu partido tem um candidato à presidência da república, mas eu gostaria de não comentar esse fato. É uma pergunta muito pesado, digamos assim.

PINGA FOGO - São apresentados diversos temas da atualidade onde o candidato diz SIM, caso seja a favor, e NÃO, caso seja contra, com pequenos comentários.

Reforma da Previdência - NÃO. Eu não vejo que a previdência tem um rombo, e sim um superávit.
Foro Privilegiado - NÃO. Acho que o deputado federal não é diferente de ninguém.
Reforma Trabalhista - NÃO.
Casamento entre pessoas do mesmo sexo - SIM. Não sou contra ninguém fazer aquilo que quer, mas tudo tem um limite. Não sou homofóbico, muito pelo contrário, consigo conviver muito bem com as pessoas que são gays.
Legalização do aborto - NÃO.
Desarmamento - SIM. Hoje, o cidadão de bem, não tem mais a tranquilidade de ficar dentro da sua casa.
Reforma do ensino médio - A nossa educação precisa melhorar muito. Se a reforma for para uma melhoria, eu serei a favor.
Intervenção Federal - Nunca houve uma intervenção federal no Rio. Para mim isso é uma balela, uma mentira para enganar o povo.
Privatizações - NÃO. Toda privatização é ruim, principalmente do jeito que se faz no Brasil. 
Teto do Funcionalismo - Eu acho que é uma matéria muito delicada e que tem que ser analisada com muito carinho. Se eu falar que sou contra, estou mentindo. Se eu falar que sou a favor, também posso estar mentindo. Vou me inteirar sobre essa matéria.

Porque o gonçalense deve votar no Lecinho?

Sempre fui um cara honrado, nunca tive meu nome envolvido em qualquer mazela. Sempre lutei e vou continuar lutando pelo melhor para o nosso município. Estou preparado para ir para Brasília e quero trabalhar e fazer o melhor para o povo de São Gonçalo. Quero mostrar que São Gonçalo existe e que é uma cidade que se pode morar. Quero atrair empresas, atrair novos empregos para juventude, investimentos na área da educação, saúde, segurança, esporte, cultura, para que a gente possa sair da mesmice. Eu tenho vontade de trabalhar e não tenho medo de trabalhar.