Foto: Girley Oliveira/Ascom
Representantes da Comissão de Estudos para Adequação Plena da Lei 13022/14 realizaram reunião, nesta sexta-feira (9), com o prefeito José Luiz Nanci, na sede da Prefeitura. Este foi o primeiro encontro com o chefe do Executivo após a sanção da Lei Municipal 865/18, publicada em Diário Oficial no dia 5 do último mês, que versa sobre o porte de arma de fogo aos guardas municipais de São Gonçalo.

Durante a reunião, os representantes da comissão entregaram relatório de tudo que foi realizado no último mês, incluindo visita às Guardas Municipais (GMs) do Rio de Janeiro, Niterói e Volta Redonda. O comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Carlos Machado, destaca o encontro realizado com a Superintendência da Polícia Federal (PF) no Rio de Janeiro.

"Fomos fazer o levantamento com a PF para saber quais os requisitos devem ser cumpridos para que o processo seja o mais claro e rápido possível, já que são eles que estabelecem o convênio que concede o porte de arma funcional para a GM", explica.

Após este primeiro momento de estudos, visitas e prestação de contas ao prefeito, a GM de São Gonçalo já está se mobilizando para iniciar uma nova etapa. "Vamos iniciar o curso de formação para os guardas, com duração de três meses, que inclui prática de tiros e teste psicotécnico", completam os guardas Marcio Everson e Marcelo Vagner de Oliveira, que fazem parte da comissão.

Também fizeram parte da reunião o secretário de Segurança Pública e de Transportes, Felipe Brito, e a chefe de Gabinete, Eliane Gabriel.

Fonte: Ascom/Autor: Aaron Cesar/Foto: Girley Oliveira