O presidente eleito já está em Brasília | Foto: TV Brasil
Brasília já se prepara para a posse do 38º presidente do Brasil, Jair Bolsonaro no dia 1º de janeiro e eleitores do pesselista se organizam para acompanhar a cerimônia que, de acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), deve reunir cerca de 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Um dos organizadores das dezenas de caravanas esperadas em Brasília é o comerciante e idealizador do Movimento Direita São Gonçalo, Ronan Guimarães. Em entrevista à Sputnik Brasil, ele contou ter lotado com facilidade o ônibus de 56 lugares que cruzará 16 horas de estrada rumo à capital federal. O público é formado majoritariamente por mulheres. Para o comerciante, o evento "é um momento especial, de transição da política nacional e o Jair Bolsonaro simboliza isso".

"Não é uma posse qualquer, nós estamos fazendo uma transição de característica política, mudando tudo, saindo da esquerda, indo para a direita e pode ser o momento de crescimento do país. É por isso que estamos fazendo este sacrifício, deixando nossa família em casa, abrindo mão das festas para estar na estrada e participar da posse do presidente", afirma.

Ronan vai levar a mulher e os dois filhos — de 1 e 7 anos de idade — para o evento. Ele espera participar de uma "grande festa não de eleitores, mas da família" e diz que o grupo está "muito animado, respeitando as leis como deve ser, mas muito mobilizado".

De uma família de eleitores de Bolsonaro, o advogado Renato Araújo também organizou uma caravana. O grupo vai sair de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, com destino a Brasília. Segundo ele, o entusiasmo contagiou outras pessoas fora da sua família. O advogado disse que foi colocado anúncio no Facebook e rapidamente o ônibus ficou lotado com os 45 lugares ocupados.

“Nós somos uma família de eleitores de Bolsonaro e, como estávamos todos muito animados no período eleitoral e acompanhando a campanha dele e movidos por essa empolgação positiva, resolvemos ir a Brasília acompanhar a posse e decidimos compartilhar com outros amigos e colegas”, disse.

O advogado, a família e os amigos conseguiram um local para hospedagem, em Taguatinga, a 24 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Com informações dos sites Sputnik e Agência Brasil.