O prefeito e o secretário de saúde | Foto: Divulgação
São Gonçalo vai investir na rede de saúde este ano cerca de R$ 350 milhões. No cronograma de trabalho, discutido na manhã desta sexta-feira (18) pelo prefeito José Luiz Nanci e o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, está a habilitação de uma unidade de atendimento junto ao Ministério da Saúde para atender pacientes com câncer. O processo está em fase final de aprovação. Em funcionamento, os pacientes não precisarão mais se deslocar para o Rio de Janeiro e municípios vizinhos para fazerem quimioterapia ou radioterapia. Neste mesmo processo está a habilitação para o procedimento de cateterismo. Hoje, os pacientes fazem o exame no Hospital de Vassouras, que mantém convênio com a cidade. 

Também foi discutido a melhoria e ampliação das redes de urgência e emergência, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Pronto Atendimentos Médicos (PAM), Clínicas da Família e Maternidade, assim como a criação de novos equipamentos na cidade. No ano passado, entre consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos, o município fechou o calendário com 11 milhões de atendimentos.

"Apesar da queda na arrecadação e nos repasses estaduais, investimos mais do que a lei determina na área da saúde. Nos últimos dois anos foram cerca de 23% da arrecadação. São Gonçalo tem mais de 1,2 milhão de habitantes e 80% utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos trabalhando para melhorar e ampliar todos os serviços e criar novos equipamentos que garantam novos serviços à população", afirma o secretário de Saúde.

ATENDIMENTOS - No ano passado, o número de atendimento bateu recorde. Levantamento da secretaria municipal de Saúde mostra que foram realizados mais de 11 milhões de atendimentos. Os dados somam os números de atendimentos do Pronto Socorro Central (PSC), Hospital Luiz Palmier, Pronto Socorro Infantil, Umpas de Nova Cidade e Pacheco, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Pronto Atendimentos Médicos (PAM), Clínicas da Família, Capsi, clinicas especializadas, laboratórios e Maternidade. Somente a Atenção Básica, que realiza o primeiro atendimento, realizou um milhão de atendimentos, entre consultas médicas, vacinas, fisioterapia, e outros serviços.

No Pronto Socorro Infantil, principal unidade de emergência para o atendimento às crianças, realizou 120 mil atendimentos entre consultas, internações, exames, raio-X, cirurgias e medicação. A assistência da unidade conta com leitos de enfermaria clínica, traumatologia, isolamento, enfermaria de cirurgia pediátrica, observação, além de sala de coleta de sangue, sala de nebulização, quatro consultórios médicos, sala de raio-x, sala de curativos, e atendimento para assistência social e psicologia.

Paralelamente, o Pronto Socorro Central contabilizou a marca de 200 mil pacientes atendidos, além de 167.832 exames de sangue, 3.789 tomografias e 79.864 raios-x. A unidade também bateu recorde no número de cirurgias de urgência e emergência e eletivas. O pronto socorro de São Gonçalo é a única unidade de urgência e emergência da cidade que funciona no regime porta aberta.

Referência em São Gonçalo quando o assunto é exame por imagem, o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto, teve um aumento de 70% no total de atendimentos, em relação ao ano anterior. O calendário 2018 foi encerrado registrando mais de 40 mil atendimentos. A unidade também oferece a realização de exames incomuns na rede pública, como a ultrassonografia transfontanela, que diagnostica casos de microcefalia em bebês; a ultramorfológica, que mostra com detalhes todos os órgãos internos do bebê, evidenciando se há algum problema ou se o desenvolvimento do bebê está indo bem; e a ultra de translucência nucal, realizada na região da nuca do feto, detectando o risco de síndrome de down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.