Cônsul equatoriano visitou São Gonçalo hoje | Foto: Reprodução
O Cônsul Geral do Equador no Rio de Janeiro, Octavio Villacreses, participou na manhã de hoje (31) da Feira de Cultura Latino promovida pelos estudantes do Ciep 309 Zuzu Angel, no bairro Arsenal, em São Gonçalo. O projeto foi idealizado pelo grêmio estudantil da unidade junto com a professora de língua espanhola, Solange Barros.

"O objetivo do projeto foi dar destaque às culturas latinas e o estudo do idioma. O Brasil é cercado por mais de 400 milhões de hispanohablantes e essa feira é para reconhecer e valorizar toda essa cultura. Nós apresentamos também a cultura do nosso país, enquanto parte da América Latina", afirma o presidente do grêmio estudantil, Claudionei Abreu.

O cônsul Octavio Villacreses ressaltou a importância do estudo do espanhol para os brasileiros.

"É um enorme prazer estar aqui hoje. É de grande importância que os brasileiros possam valorizar a cultura dos seus vizinhos e também o idioma, porquê o Brasil também tem grande valor para nós. Não podemos nos esquecer que somos uma comunidade latina e que nela existem o português e o espanhol, e ambos idiomas devem ser valorizados e estudados pela população desses países. Um país como o Brasil, cercado por falantes de espanhol, deve ter o idioma como uma de suas prioridades no ensino. Tudo que foi apresentado aqui hoje contribui para o sentimento de irmandade entre nossas nações", disse.

A professora Solange Barros também falou sobre a realização do projeto, que foi feito com estudantes do ensino médio.

"Houve um esforço e dedicação muito grande de todos os estudantes, que se empenharam para realização do projeto e estudaram as caracterísiticas e cultura dos países. Todos estão de parabéns!", afirmou.